Série fotográfica mostra toda a beleza do vitiligo

Existem pequenas coisas que os seres humanos prestam mais atenção do que o necessário, uma delas são condições físicas que acabam sendo um pouco diferente do que a sociedade está acostumada, como o vitiligo. Essa doença autoimune ficou muito famosa quando o cantor Michael Jackson resolveu comunicar ao mundo que era portador.

https://www.instagram.com/p/B4u7uAdlBvH/

Foi daí que muita gente passou a conhecer o vitiligo e com o passar dos anos foi preciso trabalhar a consciência de que está tudo bem você ter manchas brancas pelo corpo. Mas mesmo assim, tem muita gente que não entende. E esse foi um dos motivos que fez a fotógrafa Elisabeth Van Aalderen começar uma série intitulada ‘Shades of Pale’. 

https://www.instagram.com/p/B4LINQaFGAU/

O vitiligo é uma doença autoimune caracterizada por manchas brancas bem delimitadas, e acontece quando as células formadoras de melanina param de ser produzidas, ou morrem. Ainda não há explicação sobre as causas, mas acredita-se estar ligado ao emocional. “Comecei a ter pequenas manchas brancas na mão esquerda”, conta Elisabeth ao Bored Panda. “Depois de algumas semanas, as pequenas manchas se transformaram em uma mancha maior. Foi quando tudo começou. Hoje, 60% da minha pele está coberta de vitiligo.”

https://www.instagram.com/p/B4DjziFFW2s/
https://www.instagram.com/p/B2_hVBDoYdS/
https://www.instagram.com/p/B1Ehv6ioJFw/
https://www.instagram.com/p/B04DD0pIn74/
https://www.instagram.com/p/BzIVQsEIFAz/
https://www.instagram.com/p/Bx7yOoxIpXS/

Artigos relacionados