Tendência

100 melhores filmes de todos os tempos, segundo diretores de fotografia

A American Society of Cinematographers é uma das mais antigas e respeitadas associações de diretores profissionais de fotografia do mundo. Ao completar 100 anos de fundação, a associação elegeu os 100 melhores filmes de todos os tempos considerando, obviamente, a melhor fotografia. “Acredito que, como indivíduos e também membros da associação, precisamos compartilhar com o público o que nos influenciou e inspirou em nosso trabalho e nossa arte – filmes que todos consideramos marcos em nossa profissão”, disse Steven Fierberg, premiado diretor de fotografia e vice presidente da associação. Apenas filmes feitos até o ano 2000 foram incluídos na lista.

Após escolher os 100 melhores filmes de todos os tempos, a American Society of Cinematographers fez uma lista ainda mais seleta com apenas os 10 filmes mais influentes e culturalmente significativos do ponto de vista da cinematografia. “Esperamos que a lista ajude a cinematografia a ser melhor compreendida pelo público e mostre como somos essenciais para a magia do cinema”, acrescentou Fierberg.

melhores filmes de todos os tempos

Veja abaixo, primeiro, a lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos e depois os outros 90 filmes eleitos pela American Society of Cinematographers com os respectivos diretores de fotografia. A lista dos 10 melhores filmes está em ordem de classificação, enquanto os outros 90 estão apenas por ordem de data.

Os 100 melhores filmes de todos os tempos:

  1. Lawrence da Arábia (1962) – Freddie Young
  2. Blade Runner (1982) – Jordan Cronenweth
  3. Apocalypse Now (1979) – Vittorio Storaro 
  4. Cidadão Kane (1941) – Gregg Toland
  5. O Poderoso Chefão (1972) – Gordon Willis
  6. Touro Indomável (1980) – Michael Chapman
  7. O Conformista (1970) – Vittorio Storaro
  8. Dias do Paraíso (1978) – Néstor Almendros
  9. 2001: A Space Odyssey (1968) – Geoffrey Unsworth
  10. Operação França (1971) – Owen Roizman

    Os outros 90 filmes eleitos com a Melhor Fotografia por ordem de data
  11. Metrópolis (1927) – Karl Freund, Günther Rittau
  12. Napoleão (1927) – Leonce-Henri Burel, Jules Kruger, Joseph-Louis Mundwiller
  13. Sunrise (1927) – Charles Rosher Sr., ASC; Karl Struss
  14. E o Vento Levou (1939) – Ernest Haller
  15. O Mágico de Oz (1939) – Harold Rosson
  16. As Vinhas da Ira (1940) – Gregg Toland
  17. How Green Was My Valley (1941) – Arthur C. Miller
  18. Casablanca (1942) – Arthur Edeson
  19. The Magnificent Ambersons (1942) – Stanley Cortez
  20. Black Narcissus (1947) – Jack Cardiff
  21. O ladrão de bicicletas (1948) – Carlo Montuori
  22. The Red Shoes (1948) – Jack Cardiff
  23. O Terceiro Homem (1949) – Robert Krasker
  24. Rashomon (1950) – Kazuo Miyagawa
  25. Sunset Boulevard (1950) – John Seitz
  26. On the Waterfront (1954) – Boris Kaufman
  27. Seven Samurai (1954) – Asakazu Nakai
  28. A noite do caçador (1955) – Stanley Cortez
  29. The Searchers (1956) – Winton C. Hoch
  30. A ponte sobre o rio Kwai (1957) – Jack HIldyard
  31. Touch of Evil (1958) – Russell Metty, ASC
  32. Vertigo (1958) – Robert Burks
  33. North by Northwest (1959) – Robert Burks
  34. Breathless (1960) – Raoul Coutard
  35. Ano passado em Marienbad (1961) – por Sacha Vierny
  36. 8 ½ (1963) – Gianni Di Venanzo
  37. Hud (1963) – James Wong Howe
  38. Dr. Strangelove ou: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964) – Gilbert Taylor
  39. Eu Sou Cuba (Soy Cuba; 1964) – Sergei Urusevsky
  40. Doutor Jivago (1965) – Freddie Young
  41. A Batalha de Argel (1966) – Marcello Gatti
  42. Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966) – Haskell Wexler
  43. Cool Hand Luke (1967) – Conrad Hall
  44. The Graduate (1967) – Robert Surtees
  45. In Cold Blood (1967) – Conrad Hall
  46. Era uma vez no oeste (1968) – Tonino Delli Colli
  47. Butch Cassidy e o Sundance Kid (1969) – Conrad Hall
  48. The Wild Bunch (1969) – Lucien Ballard
  49. A Clockwork Orange (1971) – John Alcott
  50. Klute (1971) – Gordon Willis
  51. The Last Picture Show (1971) – Robert Surtees
  52. McCabe e Mrs. Miller (1971) – Vilmos Zsigmond
  53. Cabaret (1972) – Geoffery Unsworth
  54. Último Tango em Paris (1972) – Vittorio Storaro
  55. O Exorcista (1973) – Owen Roizman
  56. Chinatown (1974) – John A. Alonzo
  57. O Poderoso Chefão: Parte II (1974) – Gordon Willis
  58. Barry Lyndon (1975) – John Alcott
  59. Um Voou Sobre o Ninho do Cuco (1975) – Haskell Wexler
  60. Todos os homens do presidente (1976) – Gordon Willis
  61. Motorista de táxi (1976) – Michael Chapman
  62. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) – Vilmos Zsigmond
  63. Os duelistas (1977) – Frank Tidy
  64. The Deer Hunter (1978) – Vilmos Zsigmond
  65. Alien (1979) – Derek Vanlint
  66. All that Jazz (1979) – Giuseppe Rotunno
  67. Being There (1979) – Caleb Deschanel
  68. O garanhão negro (1979) – Caleb Deschanel
  69. Manhattan (1979) – Gordon Willis
  70. The Shining (1980) – John Alcott
  71. Chariots of Fire (1981) – David Watkin
  72. Das Boot (1981) – Jost Vacano
  73. Reds (1981) – Vittorio Storaro
  74. Fanny e Alexander (1982) – Sven Nykvist
  75. The Right Stuff (1983) – Caleb Deschanel
  76. Amadeus (1984) – Miroslav Ondricek
  77. The Natural (1984) – Caleb Deschanel
  78. Paris, Texas (1984) – Robby Müller
  79. Brasil (1985) – Roger Pratt
  80. A Missão (1986) – Chris Menges
  81. Império do Sol (1987) – Allen Daviau
  82. O Último Imperador (1987) – Vittorio Storaro
  83. Wings of Desire (1987) – Henri Alekan
  84. Mississippi Burning (1988) – Peter Biziou
  85. JFK (1991) – Robert Richardson
  86. Raise the Red Lantern (1991) – Fei Zhao
  87. Unforgiven (1992) – Jack Green
  88. Baraka (1992) – Ron Fricke
  89. Lista de Schindler (1993) – Janusz Kaminski
  90. Searching For Bobby Fischer (1993) – Conrad Hall
  91. Trois Coulieurs: Bleu (três cores: azul; 1993) – Slawomir Idziak
  92. The Shawshank Redemption (1994) – Roger Deakins
  93. Sete (1995) – Darius Khondji
  94. O Paciente Inglês (1996) – John Seale
  95. LA Confidential (1997) – Dante Spinotti
  96. O resgate do Soldado Ryan (1998) – Janusz Kaminski
  97. The Thin Red Line (1998) – John Toll
  98. American Beauty (1999) – Conrad Hall
  99. The Matrix (1999) – Bill Pope
  100. In the Mood for Love (2000) – Christopher Doyle

Artigos relacionados