100 melhores filmes de todos os tempos, segundo diretores de fotografia
A American Society of Cinematographers é uma das mais antigas e respeitadas associações de diretores profissionais de fotografia do mundo. Ao completar 100 anos de fundação, a associação elegeu os 100 melhores filmes de todos os tempos considerando, obviamente, a melhor fotografia. “Acredito que, como indivíduos e também membros da associação, precisamos compartilhar com o público o que nos influenciou e inspirou em nosso trabalho e nossa arte – filmes que todos consideramos marcos em nossa profissão”, disse Steven Fierberg, premiado diretor de fotografia e vice presidente da associação. Apenas filmes feitos até o ano 2000 foram incluídos na lista.
Após escolher os 100 melhores filmes de todos os tempos, a American Society of Cinematographers fez uma lista ainda mais seleta com apenas os 10 filmes mais influentes e culturalmente significativos do ponto de vista da cinematografia. “Esperamos que a lista ajude a cinematografia a ser melhor compreendida pelo público e mostre como somos essenciais para a magia do cinema”, acrescentou Fierberg.
Veja abaixo, primeiro, a lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos e depois os outros 90 filmes eleitos pela American Society of Cinematographers com os respectivos diretores de fotografia. A lista dos 10 melhores filmes está em ordem de classificação, enquanto os outros 90 estão apenas por ordem de data.
Os 100 melhores filmes de todos os tempos:
- Lawrence da Arábia (1962) – Freddie Young
- Blade Runner (1982) – Jordan Cronenweth
- Apocalypse Now (1979) – Vittorio Storaro
- Cidadão Kane (1941) – Gregg Toland
- O Poderoso Chefão (1972) – Gordon Willis
- Touro Indomável (1980) – Michael Chapman
- O Conformista (1970) – Vittorio Storaro
- Dias do Paraíso (1978) – Néstor Almendros
- 2001: A Space Odyssey (1968) – Geoffrey Unsworth
- Operação França (1971) – Owen Roizman
Os outros 90 filmes eleitos com a Melhor Fotografia por ordem de data - Metrópolis (1927) – Karl Freund, Günther Rittau
- Napoleão (1927) – Leonce-Henri Burel, Jules Kruger, Joseph-Louis Mundwiller
- Sunrise (1927) – Charles Rosher Sr., ASC; Karl Struss
- E o Vento Levou (1939) – Ernest Haller
- O Mágico de Oz (1939) – Harold Rosson
- As Vinhas da Ira (1940) – Gregg Toland
- How Green Was My Valley (1941) – Arthur C. Miller
- Casablanca (1942) – Arthur Edeson
- The Magnificent Ambersons (1942) – Stanley Cortez
- Black Narcissus (1947) – Jack Cardiff
- O ladrão de bicicletas (1948) – Carlo Montuori
- The Red Shoes (1948) – Jack Cardiff
- O Terceiro Homem (1949) – Robert Krasker
- Rashomon (1950) – Kazuo Miyagawa
- Sunset Boulevard (1950) – John Seitz
- On the Waterfront (1954) – Boris Kaufman
- Seven Samurai (1954) – Asakazu Nakai
- A noite do caçador (1955) – Stanley Cortez
- The Searchers (1956) – Winton C. Hoch
- A ponte sobre o rio Kwai (1957) – Jack HIldyard
- Touch of Evil (1958) – Russell Metty, ASC
- Vertigo (1958) – Robert Burks
- North by Northwest (1959) – Robert Burks
- Breathless (1960) – Raoul Coutard
- Ano passado em Marienbad (1961) – por Sacha Vierny
- 8 ½ (1963) – Gianni Di Venanzo
- Hud (1963) – James Wong Howe
- Dr. Strangelove ou: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964) – Gilbert Taylor
- Eu Sou Cuba (Soy Cuba; 1964) – Sergei Urusevsky
- Doutor Jivago (1965) – Freddie Young
- A Batalha de Argel (1966) – Marcello Gatti
- Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966) – Haskell Wexler
- Cool Hand Luke (1967) – Conrad Hall
- The Graduate (1967) – Robert Surtees
- In Cold Blood (1967) – Conrad Hall
- Era uma vez no oeste (1968) – Tonino Delli Colli
- Butch Cassidy e o Sundance Kid (1969) – Conrad Hall
- The Wild Bunch (1969) – Lucien Ballard
- A Clockwork Orange (1971) – John Alcott
- Klute (1971) – Gordon Willis
- The Last Picture Show (1971) – Robert Surtees
- McCabe e Mrs. Miller (1971) – Vilmos Zsigmond
- Cabaret (1972) – Geoffery Unsworth
- Último Tango em Paris (1972) – Vittorio Storaro
- O Exorcista (1973) – Owen Roizman
- Chinatown (1974) – John A. Alonzo
- O Poderoso Chefão: Parte II (1974) – Gordon Willis
- Barry Lyndon (1975) – John Alcott
- Um Voou Sobre o Ninho do Cuco (1975) – Haskell Wexler
- Todos os homens do presidente (1976) – Gordon Willis
- Motorista de táxi (1976) – Michael Chapman
- Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) – Vilmos Zsigmond
- Os duelistas (1977) – Frank Tidy
- The Deer Hunter (1978) – Vilmos Zsigmond
- Alien (1979) – Derek Vanlint
- All that Jazz (1979) – Giuseppe Rotunno
- Being There (1979) – Caleb Deschanel
- O garanhão negro (1979) – Caleb Deschanel
- Manhattan (1979) – Gordon Willis
- The Shining (1980) – John Alcott
- Chariots of Fire (1981) – David Watkin
- Das Boot (1981) – Jost Vacano
- Reds (1981) – Vittorio Storaro
- Fanny e Alexander (1982) – Sven Nykvist
- The Right Stuff (1983) – Caleb Deschanel
- Amadeus (1984) – Miroslav Ondricek
- The Natural (1984) – Caleb Deschanel
- Paris, Texas (1984) – Robby Müller
- Brasil (1985) – Roger Pratt
- A Missão (1986) – Chris Menges
- Império do Sol (1987) – Allen Daviau
- O Último Imperador (1987) – Vittorio Storaro
- Wings of Desire (1987) – Henri Alekan
- Mississippi Burning (1988) – Peter Biziou
- JFK (1991) – Robert Richardson
- Raise the Red Lantern (1991) – Fei Zhao
- Unforgiven (1992) – Jack Green
- Baraka (1992) – Ron Fricke
- Lista de Schindler (1993) – Janusz Kaminski
- Searching For Bobby Fischer (1993) – Conrad Hall
- Trois Coulieurs: Bleu (três cores: azul; 1993) – Slawomir Idziak
- The Shawshank Redemption (1994) – Roger Deakins
- Sete (1995) – Darius Khondji
- O Paciente Inglês (1996) – John Seale
- LA Confidential (1997) – Dante Spinotti
- O resgate do Soldado Ryan (1998) – Janusz Kaminski
- The Thin Red Line (1998) – John Toll
- American Beauty (1999) – Conrad Hall
- The Matrix (1999) – Bill Pope
- In the Mood for Love (2000) – Christopher Doyle