10 técnicas para melhorar seus retratos

Quando você já está acostumado a fotografar em tempo integral, fica bastante fácil cair na mesmice quando o assunto é retratos. Parece que todas as possibilidades já foram esgotadas mesmo com novas poses, cenários e composições, certo? Para ajudá-lo a manter as ideias frescas, compartilhamos aqui as técnicas do fotógrafo de casamentos Wayne Yuan

1. Use lentes maiores

Muitos fotógrafos dizem que a lente de 50mm é essencial para a fotografia de retrato, mas uma objetiva normal oferece uma perspectiva muito familiar, que estamos acostumados a ver o tempo todo. Uma alternativa para fugir do comum é usar lentes de 85 a 200mm, o que reduz a área de corte da imagem, eliminando elementos desnecessários, algo que uma “cinquentinha” não seria capaz de fazer. Usar lentes maiores em uma distância focal maior também irá criar um fundo desfocado e mais próximo do seu assunto.

2. Encontre ângulos que não estejam ao nível dos olhos

Muitas vezes ficamos presos e vemos só o que está bem à nossa frente. Desafie-se a encontrar um ângulo diferente acima ou abaixo do nível dos olhos para trazer uma nova perspectiva para a imagem. Fazendo isso, você valoriza a beleza de diferentes tipos de corpos e alturas. Na foto abaixo, foi pedido que a noiva sentasse no chão para dar enfoque em seu rosto e enfeite de cabelo, enquanto o resto do corpo ficou desfocado. Essa técnica resulta em uma fotografia pré-nupcial um pouco mais interessante e menos típica.

4

3. Use um flash externo

Use o flash externo para iluminar o assunto e o que está em volta. Com isso, podemos criar uma maior gama de luzes, realçando os detalhes da imagem.

4. Potencialize o sol usando o flash

Fotografar ao meio-dia não é uma tarefa fácil usando a luz natural, mas, com algumas luzes artificiais (como um par de flashes dedicados), pode-se diminuir a força do Sol e escurecer a imagem para uma melhor exposição. Para criar essa quantidade de luz artificial, temos que usar de dois a quatro flashes sem difusor, a fim de gerar luz suficiente para complementar a claridade necessária para fazer a foto. Geralmente é necessário um flash que tenha a função de sincronismo a alta velocidade.

5. Encontre a luz de fundo

É preciso tempo e prática para encontrar a luz perfeita. Uma vez que você aprender a “encontrar a luz” em qualquer situação, isso vai ajudá-lo a fazer retratos incríveis. A iluminação é, afinal, a essência das imagens fotográficas. Se você usar o Sol, uma janela ou uma lâmpada comum por trás do seu assunto, elas podem criar um contorno muito bonito.

6. Procure por silhuetas e reflexos

Olhar para superfícies que refletem ou visualizar oportunidades para gerar silhuetas irá melhorar muito suas imagens, tanto visualmente quanto em profundidade. Para silhuetas, o truque é encontrar uma fonte de luz forte e posicionar o assunto à frente. Para os reflexos, tente ser criativo com os diferentes tipos de superfícies. Às vezes, os melhores reflexos estão em lugares inesperados como pisos, vidros, poças e paredes.

7. Fotografe através de objetos

Tire proveito dos objetos e use-os para encontrar elementos para colocar no primeiro plano da imagem. Aprenda a encontrar buracos entre galhos de árvores, objetos abstratos ou mesmo itens domésticos comuns. São coisas simples que ajudarão a melhorar as suas imagens, trazendo um algo a mais para a sua composição.

8. Utilize o Sol como fonte de luz

É comum para fotógrafos amadores evitar o Sol e correr para a sombra aberta para conseguir uma exposição melhor e mais fácil. Nós falamos acima sobre utilizar o flash para fotografar na luz solar dura, mas também pode ser usado como um foco de luz direta sobre o assunto. Ao expor áreas diretamente em contato com o Sol, o fundo e as sombras escurecem de forma dramática.

 9. Use luz de vídeo (LED) para fotografia noturna

LEDs são muito úteis quando nenhuma fonte de luz está disponível para iluminar seu assunto em situações escuras. A melhor coisa sobre esse tipo de iluminação é que elas são fonte de luz contínua e você pode ver na câmera uma imagem semelhante a que você está vendo com os seus olhos.

10. Use gelatina no seu flash

Adicionar gelatina CTO (laranjas) ou CTB (azuis) nos seus Speedlights vai mudar o clima da sua imagem. Às vezes, fotografando em um ambiente que está nublado e muito azul, usar uma gelatina CTO vai aquecer todo o ambiente se você ajustar o balanço de branco corretamente. O mesmo acontece quando a iluminação está muito amarelada. Essas gelatinas também pode ser utilizadas para simular a luz solar.

13

Fonte: Digital Photography School.

Sem medo do Flash

Artigos relacionados

Um Comentário