O Telescópio Espacial Hubble faz parte da história do mundo. Ele já nos trouxe inúmeras imagens excepcionais. E como estamos no final de uma década é claro que uma grande retrospectiva precisaria acontecer, já que o Hubble está em órbita desde 1990. Eleja a sua preferida e cruze os dedos para as futuras imagens surreais serem tão icônicas quanto essas.
AM 2026-424, uma colisão frontal entre duas galáxias Créditos: NASA, ESA e J. Dalcanton, BF Williams e M. Durbin (Universidade de Washington)
Imagem colorida de Júpiter e sua grande mancha vermelha Créditos: NASA, ESA, A. Simon (Centro de Vôo Espacial Goddard) e MH Wong (Universidade da Califórnia, Berkeley)
Um antigo aglomerado de estrelas globulares NGC 1466 Créditos: ESA e NASA
A galáxia espiral D100 . Ele está sendo despido de gás quando mergulha em direção ao centro do gigantesco aglomerado de galáxias ComaCréditos: NASA, ESA, M. Sun (Universidade do Alabama) e W. Cramer e J. Kenney (Universidade de Yale)
Nebulosa do Caranguejo do Sul (Hen 2-104) Créditos: NASA, ESA e STScI
Galáxia anã Bedin 1 Créditos: NASA, ESA e L. Bedin (Observatório Astronômico de Pádua, Itália)
Um caleidoscópio cósmico de uma galáxia remota PSZ1 G311.65-18.48 Créditos: NASA, ESA e E. Rivera-Thorsen (Instituto de Astrofísica Teórica de Oslo, Noruega)
Estrela gigante e petulante Eta Carinae Créditos: NASA, ESA, N. Smith (Universidade do Arizona) e J. Morse (BoldlyGo Institute)
Galáxia espiral NGC 3147 Créditos: NASA, ESA, S. Bianchi (Universidade de Studi Roma Tre University), A. Laor (Instituto de Tecnologia Technion-Israel) e M. Chiaberge (ESA, STScI e JHU)
A autodestruição gradual de um asteróide conhecido como (6478) Gault Credits: NASA, ESA, K. Meech e J. Kleyna (Universidade do Havaí) e O. Hainaut (Observatório Europeu do Sul)
Fonte: Forbes