Dicas de Fotografia

10 “ingredientes” fundamentais na composição de suas fotos

Foto: Pexels

Definir os elementos da composição é a chave para uma boa fotografia, embora às vezes seja algo difícil de definir. Como explica Darren Rowse, editor e fundador do Digital Photography School, em vez de olhar para a composição como um conjunto de regras a serem seguidas, você deve vê-la como um conjunto de “ingredientes” para se fazer um ótima “refeição” (no caso, uma ótima foto).

Darren compartilhou dez “ingredientes” que ele costuma usar em suas composições fotográficas. Lembre-se que não são regras, são apenas observações que podem ser consideradas quando você for tirar uma foto.

1. Padrões/repetições

imagem-action-lovr

Existem padrões em todos os lugares, mas somente se aprendermos a vê-los. Enfatizar e destacar esses padrões pode levar você a obter fotografias impressionantes.

2. Simetria

imagem-straightfinder

Dependendo da cena, a simetria pode ser algo para aproveitar (ou evitar completamente). Uma fotografia simétrica com uma forte composição e um bom ponto de vista pode resultar em uma imagem muito boa. Mas, sem um ponto de vista diferenciado, a imagem pode ficar um pouco previsível. Vale a pena experimentar para ver como fica melhor.

3. Textura

imagem-grant-mcdonald

O uso de texturas em uma imagem bidimensional pode dar a impressão de que ela é tridimensional. A textura entra em jogo particularmente quando a luz atinge os objetos em ângulos interessantes, como na imagem acima.

4. Profundidade de campo

imagem-por-orangeacid

A profundidade de campo que você selecionar vai impactar drasticamente a composição da foto. Ela pode isolar um assunto do fundo ou do primeiro plano (quando se utiliza uma profundidade de campo baixa) ou pode colocar o mesmo assunto em contexto, revelando o que está em volta com uma maior profundidade de campo.

5. Linhas 

imagem-stevacek

Linhas são elementos poderosos. Elas chamam a atenção para os pontos focais de um clique e ajudam a criar uma boa atmosfera na imagem. Linhas diagonais, horizontais, verticais e convergentes impactam a imagem de várias formas diferentes. Elas devem ser percebidas enquanto você estiver enquadrando a foto e usadas para fortalecer a imagem.

6. Emoldurar

imagem-foreversouls

A maioria das pessoas usam molduras para exibir as imagens quando as penduram, para visualização. Entretanto, a moldura pode ser usada dentro da composição de uma imagem para ajudar a destacar o seu principal ponto de interesse ou para colocá-la em contexto e dar “profundidade” à imagem.

7. Perspectiva

imagem-fensterbme

Fotografar um mesmo objeto de cima ou de baixo altera drasticamente não só no modo como você o vê, mas acaba dando ênfase a diferentes pontos de interesse, ângulos, texturas, formas etc., além de mudar a forma como você conta a “história”.

8. Espaço

Imagem-robbie

Existe uma linha tênue entre preencher o espaço com o assunto (e criar uma agradável sensação de intimidade e conexão) e dar espaço para o seu assunto respirar. A técnica pode ser eficaz se aplicada de forma experimental, se aproximando ou afastado, capturando o assunto em seu contexto. Às vezes, é o que você deixa de fora de uma imagem que a torna especial.

9. Balanço

Imagem-luza

O posicionamento dos elementos pode deixar uma imagem com uma sensação de equilíbrio ou desequilíbrio. Muitos pontos de interesse numa parte só pode deixá-la muito “pesada” ou complicada, tornado a outra metade vazia.

10. Cor

Imagem-baboon

As cores de uma imagem e como elas são organizadas podem melhorar ou piorar uma foto. Cores vibrantes podem adicionar vitalidade, energia e interesse. Mas, na posição errada, elas também podem distrair os espectadores do foco da imagem. As cores também têm um grande impacto no “humor” da fotografia. Azuis e verdes podem passar uma impressão calmante, vermelhos e amarelos podem transmitir vibração e energia.

Fonte: Digital Photography School.