10 fotógrafos de rua para seguir no Instagram

fotógrafos de rua para seguir no Instagram
Foto: Mikk Olli

Através do olhar e das lentes de fotógrafos de rua uma cena comum se transforma em uma imagem extraordinária como mostramos algumas vezes aqui no iPhoto Channel. Mestres na arte de ver a luz e as sombras, eles conseguem fazer retratos e composições brilhantes. Mas com tanta gente no Instagram não é fácil encontrar os melhores fotógrafos de rua para acrescentar e inspirar seu trabalho e carreira. Por isso, fizemos uma lista com alguns nomes conhecidos e alguns nomes em ascensão para você começar a seguir. Então, vamos a lista dos 10 melhores fotógrafos de rua para seguir no Instagram:

Lee Jeffries (@lee_jeffries)

Lee Jeffries é mais conhecido por seu trabalho em seus álbuns Homeless e Lost Angels, nos quais ele tira moradores de rua das ruas e cria retratos surpreendentes a partir deles. Alguns argumentam que há uma linha entre fotografia de rua e retrato, mas se for assim, Jeffries criou seu próprio gênero de “Retrato de rua”.

Joshua K. Jackson (@joshkjack)

Joshua K. Jackson, residente em Londres, é um fotógrafo de rua cujo trabalho se concentra na conexão que as pessoas têm com o ambiente. Ele pode capturar perfeitamente pequenas interações entre as pessoas também. Ele usa cores e luzes para realçar a atmosfera que uma cena do dia a dia pode ter. Muitas de suas imagens são filmadas à noite, quando as pessoas estão indo para casa, sentadas em bares ou conversando umas com as outras. Suas imagens perfeitamente compostas expressam amor, solidão e intimidade.

Dave Krugman (@dave.krugman)

Dave Krugman é fotógrafo e especialista em mídia social, o que significa que os fotógrafos que desejam expandir seu próprio alcance podem aprender uma ou duas coisas apenas seguindo o fotógrafo no Instagram. As fotos sombrias de rua de Krugman geralmente mostram a cidade à noite, mas retratos de rua, imagens arquitetônicas e outras fotos que brincam com a luz também aparecerão no seu feed com um acompanhamento.

Alan Burles (@alanburles)

Alan Burles começou como diretor de arte no início dos anos 80. Depois de investir em uma câmera rangefinder Olympus XA 35mm, Burles começou a viajar para todos os lugares com uma câmera de bolso. Desde 2005, ele é fotógrafo em tempo integral e suas fotos de rua são repletas de ilusões inteligentes.

Mikk Olli (@drawntostreets)

Ao contrário de muitos fotógrafos de rua, Mikk Olli não começou a fotografar porque se sentia atraído pelas pessoas – em vez disso, ele começou a fotografar no gênero depois de perceber que suas tendências introvertidas o faziam evitar imagens com as pessoas. Olli decidiu se desafiar e ficou ainda mais fascinado com o gênero depois de se mudar da Estônia para Boston para trabalhar com design. Siga a estrela em ascensão do Instagram para imagens em preto e branco de pessoas em movimento e brinque com a luz.

Kris Desautels (@lo2us1)

Kris Desautels faz fotografia de rua apenas em preto e branco. Seu trabalho incorpora geometria, alto contraste e vida humana. “Minha linha de lentes consiste em uma lente principal de 16mm , uma principal de 56mm, zoom de 18-55mm e zoom de 55 mm a 230 mm. Eu fotografo principalmente com a 18-55mm por causa de sua versatilidade. Isso me dá a flexibilidade de obter uma visão ampla enquanto estou perto das pessoas, bem como visões mais estreitas do outro lado da rua, se algo chamar minha atenção. As 16mm e 56mm são ótimas para fotografar à noite, e as 55-230mm são boas para shows aéreos e aquáticos”, revelou Kris.

Girma Berta (@gboxcreative)

Enquanto a fotografia de rua costuma ser preenchida com “tons de rua” mais escuros, o trabalho de Girma Berta se destaca à primeira vista com toques de cores brilhantes. Berta é uma fotógrafa autodidata que também dirige a GBox Creative e frequentemente fotografa nas ruas de Addis Ababa, na Etiópia. O estilo colorido de Berta também brinca com a luz e pouquíssimas fotos não têm um assunto humano. Siga a Gbox Creative para um pop de inspiração de rua colorida em seu feed do Instagram.

George Byrne (@george_byrne)

Agora se você prefere as cores das ruas e prefere fotografar a arquitetura em vez das pessoas vai amar o trabalho do fotógrafo George Byrne. Ele capta fotografias de rua que retratam superfícies e paisagens cotidianas como abstrações pictóricas. Usando como referência as cores e a clareza da pintura modernista, George também faz referência ao movimento da fotografia New Topographics por meio de um assunto firmemente enraizado no cotidiano urbano.

Moises Levy (@moises_levy_street)

“A condição humana é o tema principal da minha fotografia, uso vários recursos para expressar minhas ideias em fotografia como perspectiva e escala, minhas imagens são muito íntimas, acredito que estar muito perto do meu assunto me ajuda a criar imagens poderosas. Meu trabalho é sobre pessoas como todo um gênero, prefiro criar temas anônimos e por isso gosto de trabalhar com luz de fundo para criar imagens em preto e branco de alto contraste em um sentido mais gráfico. Também gosto de fotografar imagens mínimas e muito limpas e para isso uso ângulos muito baixos em locais quase sem distrações como praias e espaços abertos, gosto de trabalhar com luz e geralmente uso uma câmera (Fuji ou Leica) e uma lente (28mm ou 35mm). Eu entendo meu trabalho como imagens atemporais da condição humana”, disse o fotógrafo. Aqui vale também dar uma olhada no site do Moises Levy, que é ainda mais abrangente: https://moiseslevy.com

Richard Heersmink (@richard.heersmink)

Richard é um fotógrafo de rua baseado em Melbourne, na Austrália, e captura a vida nas cidades focando nas sombras e silhuetas em contextos urbanos. “Muitas das minhas fotos são tiradas à noite. Por alguma razão, o mundo parece mais interessante quando está escuro”, diz o fotógrafo.

GMB Akash (@gmbakash)

As fotografias de GMB Akash é um paraíso para a fotografia colorida. Fotógrafo de rua e documentárioa, GMB Akash recebeu mais de 80 prêmios internacionais. Suas fotos, geralmente, são com enquadramentos mais fechados e muitos retratos.

Gostou dessa lista com os melhores fotógrafos de rua para seguir no Instagram? Se lembrar de algum outro nome deixe nos comentários que em breve faremos uma lista com as sugestões de nossos leitores.

Sair da versão mobile