Tendência

10 erros que cometemos na fotografia de paisagem e nem percebemos

O fotógrafo Mads Peter Iversen fez um ótimo vídeo sobre os 10 erros que você está cometendo na fotografia de paisagem e nem percebe as falhas. Evidente, que todos cometemos erros na fotografia, mesmo que sejamos fotógrafos experientes. E errar é positivo desde que possamos aprender com eles. Leia abaixo o texto com os 10 erros e depois assista o vídeo do Mads.

1. Assumindo que a fotografia de paisagem é uma representação precisa da realidade: muitas pessoas afirmam que a fotografia de paisagem deve ser uma representação da realidade. Eu também já ouvi isso muitas vezes, e até acreditei quando estava começando. Claro, pode ser, mas na verdade é sobre a sua representação da atmosfera do local que você fotografou. É mais sobre sua impressão do lugar, e você não deve ter medo de brincar e experimentar com lentes, composições e edição.

10 erros que cometemos na fotografia de paisagem e nem percebemos
Foto: Pexels

2. Deixar que os outros ditem como você deve fazer sua fotografia de paisagem: de certa forma, isso está relacionado ao ponto anterior. Só porque outras pessoas dizem que você deve tirar ou editar fotos de uma determinada maneira, isso não significa que você realmente precisa. Encontre sua própria voz e seu próprio estilo.

3. Ficar apenas com algumas configurações: na minha opinião, nem é preciso dizer. Nem todas as cenas e todas as luzes funcionarão com as mesmas configurações (ou até mesmo com configurações semelhantes). Além disso, não tenha medo de experimentar longas exposições e técnicas interessantes, como time-stacking.

4. Fotografar apenas no formato horizontal: a orientação horizontal da imagem também é conhecida como “paisagem”, por isso não é de se admirar que muitos de nós a vejam como padrão para a fotografia de paisagem. Mas às vezes o formato vertical ou “retrato” funciona muito melhor, então certifique-se de incorporá-lo.

5. Usar um cartão com muito pouco espaço: Aprendi isso da maneira mais difícil quando visitei o Monte Durmitor pela primeira vez e acabei mudando de RAW para JPEGs médios, apenas para poder colocar todas as fotos em meu cartão de memória. Dez anos depois, aqui estou eu com três cartões de memória sobressalentes e um slot de cartão duplo. Melhor prevenir do que remediar.

10 erros que cometemos na fotografia de paisagem e nem percebemos
Foto: Pexels

6. Não ter baterias sobressalentes: a fotografia de paisagem geralmente requer ficar do lado de fora e fotografar o dia todo, ou mais de um dia se você estiver acampando. Portanto, certifique-se de ter baterias sobressalentes e, nem é preciso dizer, que estejam carregadas.

7. Horizontes tortos: se você consegue ver o horizonte em sua foto, certifique-se de que ele esteja reto. Caso contrário, sua imagem ficará estranha.

8. Ficar preso a uma foto específica: quando focamos na composição ou no assunto que achamos particularmente interessante, é fácil ignorar ou outras coisas boas ao nosso redor. Sou culpado disso com muita frequência, pois às vezes tendo a ficar obcecado por algo que considero particularmente fotogênico. 

9. Perseguir um estilo pessoal a todo custo: embora seja desejável ser reconhecível e ter seu próprio estilo , você não deve fazer isso conscientemente e a todo custo (especialmente se você for um iniciante). No longo prazo, fica chato filmar a mesma coisa repetidamente e tentar forçar tudo em um estilo específico. Com o tempo, a criatividade o deixará e você correrá um risco maior de esgotamento. Em vez disso, faça o que quiser e seu estilo se desenvolverá gradualmente.

10. Não tirar proveito do clima: você já sabe que o clima ou a luz nem sempre serão perfeitos e como você gostaria que fossem. E em vez de lamentar por isso, aproveite as condições meteorológicas a seu favor! Em um vídeo mais antigo, Mads dá sete dicas sobre como fazer isso, então certifique-se de conferir essa também.

Se gostou das 10 dicas com erros que cometemos na fotografia de paisagem, agora assista o vídeo do Mads:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.