Tendência

10 dicas para fotografar no inverno

O frio e o inverno chegaram com força no Sul e Sudeste do Brasil. Há quem ame o inverno. Mas há também quem deteste. Porém, independente do sentimento, é verdade que o inverno proporciona cenas impares da chuva, neblina, roupas da estação, que não são vistas no verão. “Mas poxa, cadê a luz do Sol nesse dia cinza?”. Já pensou que, justamente por estar cinza, esse dia é único? Compilamos 10 dicas publicadas pelo blog do Canon College e pelo 500px Blog para você fotografar no inverno e cuidar melhor de seus equipamentos:

  1. Janelas
    No inverno, é normal que a gente passe mais tempo dentro de casa. Por causa do frio ou da chuva. Ou dos dois. “As janelas ficam muito interessantes quando chove, porque as gotas de água que ficam no vidro podem dar textura, movimento e outros efeitos interessantes para suas fotos”. A dica da Canon é usar um número de abertura da lente acima de f/4, assim tanto o fundo quanto as gotas ficam em foco.  
dicas para fotografar no inverno
Foto: Canon College/Divulgação
Pexels / Foto
  1. Bokeh com chuva
    As gotas de chuva também podem ser usadas para criar efeitos luminosos que adicionam charme à foto. A ideia aqui é escolher apenas um objeto para focar: ou as gotas, ou o fundo. “Esse efeito fica muito interessante quando você tem luzes do outro lado do vidro, porque elas se tornam círculos luminosos, que são também conhecidos por bokeh”, explica o blog. Nesse caso, podemos usar o diafragma abaixo do f/4 ou até mais claro se sua lente permitir, abaixo de f/2, assim a profundida de campo é menor, focando menos coisas na imagem.  
dicas para fotografar no inverno
Pexels / Foto
Pexels / Foto

3. Roupas da estação
Luvas, cachecol e touca são uma forma de dizer, com uma imagem, que estava mesmo muito frio naquele dia, pois a maioria das vezes que usamos estas roupas é quando está frio. Então, é fundamental fotografar no inverno esses elementos. “Nada passa uma sensação de conforto e calor tão intensa quando um copo de café quente sendo segurado por luvas de lã”.

dicas para fotografar no inverno
Pexels / Foto
dicas para fotografar no inverno
Pexels / Foto
Foto: Canon College/Divulgação
Foto: Canon College/Divulgação

4. Fumaça do café ou chá
Com a temperatura fria no ambiente, mesmo dentro de casa é possível captar a fumacinha que sai de uma xícara de café ou chá. Ou mesmo de um prato de comida quentinha. Para esse tipo de foto, uma luz que incida lateralmente, por exemplo de uma janela, ajuda a iluminar melhor esse tipo de objeto tão sutil que é a fumaça. “Janelas semiabertas em dias nublados produzem efeitos semelhantes”, explica do blog.

Foto: Canon College/Divulgação
Foto: Canon College/Divulgação
dicas para fotografar no inverno
Pexels / Foto
dicas para fotografar no inverno
Pexels / Foto

5. Mantenha as baterias aquecidas
As baterias perdem a energia quando expostas a baixas temperaturas. Você pode estar acostumado a fazer algumas centenas de fotos em uma carga, mas em temperaturas frias, o número de fotos que você tira em uma carga pode cair consideravelmente – menos 50-70% do que você está acostumado. Você pode enganar facilmente o frio mantendo suas baterias sobressalentes aquecidas. Basta manter as baterias extras no bolso interno e perto do calor do corpo.

6. Não deixe sua câmera embaçar
Fotografar algo em temperaturas congelantes é um desafio. Quando estiver pronto para se aquecer em qualquer local interno próximo, preste atenção à câmera. Se você simplesmente correr para dentro com sua câmera, sua lente ficará embaçada imediatamente com toda a umidade acumulada. Isso resultará em minutos dolorosos de espera da lente para desembaçar (e possivelmente perdendo uma boa foto). Para evitar isso, coloque sua câmera em uma bolsa de fotos com tampa de lente antes de entrar em qualquer lugar quente.

Pexels / Foto

7. Considere usar luvas adequadas para fotografar no inverno
Se você estiver fotografando ao ar livre, provavelmente acabará fotografando com luvas. Se você é como eu e usa luvas normais, pode ficar frustrado por não poder usar todos os mostradores e botões por causa da espessura das luvas. A maioria das lojas de fotografia vende luvas especiais para fotos com tecido térmico fino ao redor da ponta dos dedos, para que você possa controlar totalmente sua câmera. Essas luvas também têm um tecido especial nas palmas das mãos para uma pegada segura. Visite a loja de câmeras local e experimente essas luvas. Eles podem salvá-lo de muitos problemas com o frio.

dicas para fotografar no inverno
Pexels / Foto

8. Cuidado com os narizes vermelhos
Ter seu modelo no frio provavelmente resultará em bochechas vermelhas (o que é ótimo) e um nariz vermelho (não tão bom). Se o seu modelo ficar com o nariz vermelho em todas as fotos, não entre em pânico. Basta ajustar a saturação no Adobe Lightroom. Mova o controle deslizante Saturação de vermelho ligeiramente para a esquerda (em cerca de -10 ou -15) e a Saturação de laranja ligeiramente para a esquerda também (em -5 ou -10). Diminuir as saturações de vermelho e laranja ajudará a silenciar os narizes vermelhos. Experimente!

9. Secar sua câmera
Se sua câmera ficar molhada, traga-a para dentro de casa e enrole uma toalha seca em torno dela. Deixe descansar por várias horas. Se você tentar limpar a neblina ou a água, corre o risco de empurrá-lo para dentro das costuras onde estão os componentes eletrônicos, o que pode praticamente matar sua câmera. Deixe sua câmera repousar um pouco sobre uma toalha e deixe a toalha absorver toda a umidade.

Pexels / Foto

10. Mantenha-se aquecido para fotografar no inverno confortavelmente
E a última dica é mantenha-se aquecido. Fotografar ao ar livre pode ser desafiador e é importante estar preparado para enfrentar o vento e o frio. Nunca é uma má ideia vestir-se demais. Na pior das hipóteses, você pode abrir o zíper do casaco de inverno. Use botas, luvas quentes, um chapéu e, com certeza, você terá um dia divertido fotografando ao ar livre!

Artigos relacionados