10 câmeras mais esquisitas da história

Durante o processo de evolução da fotografia, muitas coisas estranhas já foram lançadas. O Bokeh separou as 10 câmeras mais esquisitas da história, que você confere abaixo:

  1. Maior câmera do mundo

Em 1900, o fotógrafo George R. Lawrence construiu a maior câmera do mundo para fazer uma fotografia da locomotiva Alton Limited.

Na época, se você quisesse uma foto grande precisava de uma câmera grande. Esta câmera chamada “Mammoth” pesada 640 kg e usada um negativo em vidro de 1,3m x 2,5m.

A foto do trem
  1. Williamson Aeroplane Camera

Lançada em 1915, esta invenção britânica fazia fotos aéreas por estar anexada à base de um avião e tinha uma hélice na frente. As engrenagens moviam o filme dentro da câmera através de energia eólica gerada pela hélice, que avançava o rolo de filme.

  1. Nimslo

Na década de 1980, a Nimstec Atlanta criou uma câmera estéreo de bolso capaz de fotografar imagens 3D lenticulares usando filmes de 35 milímetros.

A câmera Nimslo usaria suas quatro lentes para fazer quatro imagens separadas simultaneamente, criando uma fotografia 3D usando 2 exposições completas sobre o filme 35mm. Isso reduzia pela metade de um rolo de 36 exposições, ficando com 18 fotos 3D.

Foto: Lomography
  1. Leica S1

A cultuada Leica também lançou sua “diferentona”. Em 1996 a primeira lançou sua primeira câmera digital com a S1. Cada imagem era um quadrado perfeito, com resolução de até 26MP feitas pelo sensor de 36×36 mm. E levava mais de três minutos para capturar. A câmera precisava ser montada para conseguir imagens fixas perfeitas. O curioso é que no corpo da câmera está escrito “High Speed”, ou seja, Alta Velocidade. Apenas 160 câmeras foram produzidas.

  1. Tessina

Em 1956, a Concava criou uma câmera pequena o suficiente para usar no pulso e que fotografava, é obvio, com filme.

Ok, temos smartwatchs agora, mas estamos falando de 1956! Um filme de 35mm pode ser carregado na submini câmera usando cassetes especiais.

Uma foto feita com a Tessina | Foto: photo.net
  1. Doryu 2-16

Em 1955, foi lançada uma câmera em forma de pistola. Faz sentido para pessoas de idioma inglês, pois o termo “shot” serve tanto para fotografar quanto atirar. A câmera pistola pesava 582g e fotografava em distâncias focais inferiores a 30mm. Os cartuchos eram carregados como se fossem balas e fotografar causava grandes estrondos sonoros.

  1. Eco 8 e Camera-Lite

Esta câmera foi feita por Suzuki em 1951. Não é apenas um isqueiro real, mas também uma câmera em pleno funcionamento graças a um furo discreto que abrigava uma lente 17 milímetros f /8.

  1. Game Boy Camera

Em 1998, a Nintendo lançou um acessório de câmera para ser inserido no slot de cartucho de um Game Boy, transformando o dispositivo de jogos em uma câmera muito ruim.

Foto da GameBoy Camera | Foto: PetaPixel

Ainda assim, ficou na memória de muitas crianças e as imagens a preto e branco até poderiam ser impressas com a Game Boy Printer.

Game Boy com a câmera e a impressora
  1. Summa Report

Esta câmera de imprensa foi fornecida a jornalistas por volta de 1954 pela Tiranti, de Roma. O dispositivo possui muitos componentes dedicados a ação individual; ou seja, a visualização, foco e para fazer a fotografia… É tudo muito confuso.

  1. Visoflex

Não é bem uma câmera… A Visoflex era essencialmente uma caixa de espelho (com um visor), que seria acoplada a Leica M-series rangefinder e convertê-las em uma SLR da maneira mais estranha possível.

BONUS: Câmeras clandestinas da “idade de ouro” da espionagem

Sair da versão mobile