Realidade Virtual Vídeos

Você consegue adivinhar o que é real e o que não é nesse vídeo?

iphoto-nothing-is-real
Livro - Fotografia de Bebês

Os efeitos visuais, décadas atrás, eram apenas uma amostra do que estava por vir. Com a tecnologia ainda em evolução nessa área, frequentemente era fácil de notar quando um efeito havia sido adicionado a uma cena.

(Sempre me perguntei sobre essa cena abaixo como o Luck Skywalker não cortou a cabeça de Obi-Wan Kenobi. Primórdios os efeitos visuais…)

Mas hoje chegamos a um ponto em que os efeitos são imperceptíveis. Note que eu não disse “quase” imperceptíveis: não dá mesmo pra perceber o que não é real na maioria das vezes. No vídeo abaixo, Roy Peker brinca que os amigos deles sempre afirmam que os efeitos visuais são muito falsos, e brinca com essa compreensão. Veja o vídeo e tente notar, desde o início, o que não é real ali:

Conseguiu perceber alguma coisa? O vídeo é uma verdadeira aula sobre efeitos visuais, e descreve diversos que existem e como eles são criados. Por exemplo, o tracking (2D ou 3D), uma forma de rastrear movimentos e estruturas para transformá-los posteriormente; o chroma key, também utilizado em fotografia, que é um fundo azul ou verde que pode ser substituído por outras imagens, e o CG compositing, elementos 100% criados por computação gráfica.

Afinal, não é tão fácil quanto parece perceber o que não é real hoje em dia.

Palavras-chave
Livro - Iluminação
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail