Composição Dicas de Fotografia Técnica Vídeos

Técnica: como fazer um “tornado de luz”

Tornados de luz são raros. E não são uma catástrofe. Só se pudermos chamar de “uma bela catástrofe”. Neste novo artigo, me juntei ao fotógrafo Paulo Tartari para juntos criarmos os tornados de luz inventados pelo fotógrafo norte-americano Martin Kimbell.

iPhoto-Channel_Christian-Camilo_Tornado-de-luz-4

O truque envolve fotografia de longa exposição, que não é nenhuma novidade. Contudo, o efeito da passagem do tempo sempre dá margem para diferentes interpretações. Muitas vezes não conseguimos entender a lógica do tempo e do espaço em uma fotografia realizada com um simples tripé e um tempo de exposição de 4 segundos.

Uma boa fotografia tem essa natureza de desafiar a lógica do nosso olhar. Ela desafia a necessidade que temos de respostas. E os tornados de luz são enigmáticos, com certeza. Eles mostram principalmente o que é uma fotografia ícone: uma imagem raramente vista e carregada de possíveis histórias, interpretações e símbolos.

Não usamos nada mais que um freesbie com luzinhas. Mas não teríamos estas lindas imagens sem os quatro segundos de exposição da câmera.

Este episódio eu dedico aos meus alunos apaixonados por fotografia Paulo, José, Daniel, Gustavo e Ligia. Sem a curiosidade deles dificilmente teríamos desvendado como fazer estes tornados tão poéticos. Abaixo mais imagens e um vídeo explicando o processo:

iPhoto-Channel_Christian-Camilo_Tornado-de-luz-3

iPhoto-Channel_Christian-Camilo_Tornado-de-luz-2

iPhoto-Channel_Christian-Camilo_Tornado-de-luz-1

banner-poses-perfeitas


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Christian Camilo

Christian é fotógrafo e artista visual há mais de sete anos. Especializado na área de educação e arte, encara a fotografia como uma maneira de enriquecer o espírito e desfrutar a vida. Site: http://camiloart.com/

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!