iPhoto Editora Vídeos

Como Fazer Vídeos: o guia completo sobre filmar com câmera fotográfica

Foto: Dollar Photo Club
Black Friday Antecipada

Hoje é raridade uma câmera fotográfica que não faça vídeos. E a popularização do vídeo tornou o fotógrafo um profissional multitarefa: não basta conhecer a fotografia, é importante saber os processos da produção audiovisual. As características únicas do vídeo, suas diferenças e semelhanças com a fotografia são trazidas no livro “Como Fazer Vídeos”, de Armando Vernaglia Jr.

“Fazer vídeo não é tão rápido e instantâneo como a fotografia, e o pensar na continuidade, no roteiro, no encadeamento das diversas cenas para que a mesmas façam sentido cria uma série de complicações ao fotógrafo” (Armando Vernaglia Jr.)

Foto: Armando Vernaglia Jr.
Foto: Armando Vernaglia Jr.

O livro está a venda no site da iPhoto Editora no formato digital. Vernaglia explica a importância deste conhecimento, especialmente se falamos de mercado consumidor de imagem, que criou uma demanda “para que muitas vezes o mesmo profissional atuasse em vídeo e fotografia, especialmente nas áreas de jornalismo e documentação de eventos”.

iphoto-video-para-fotografos-vernaglia-6

“De repente quase toda câmera fotográfica passou a ter capacidade de gravar vídeos, com uma estética aparentada com o cinema e ainda por cima custando menos do que câmeras profissionais de vídeo. (…) nascia uma nova realidade de fusão de equipamentos, técnicas e conhecimentos”, explica Armando Vernaglia Jr.

Essa fusão tomou potência com o surgimento das câmeras DSLRs (e em seguida as mirrorless), equipamento que circula hoje tanto na mão do fotógrafo quando do videomaker. Porém, estas câmeras ainda são voltadas principalmente para a fotografia, o que exige do profissional de vídeo diversas adaptações, desde a linguagem até mesmo a ergonomia.

Conheça os capítulos de “Como fazer vídeos”:

No Capítulo 1, Vernaglia Jr. aborda diretamente a câmera, explicando quais equipamentos fotográficos servem para vídeo, a diferença dos sensores, a tríplice abertura/exposição/ISO em vídeo, questões de foco, frame rate, resolução e proporções. Também traz questões importantes da parte física como a ergonomia, os problemas do foco automático, o moiré e captação de áudio.

Ilustração: Cris Alencar
Ilustração: Cris Alencar

O capítulo seguinte, o autor traz a Linguagem Visual, tratando da escolha das lentes, o estilo pessoal, distorções provocadas por cada objetiva, o que cada lente influência no discurso visual e a diferença entre lentes de fotografia e cinema. No Capitulo 3, os movimentos da câmera e a importante estabilização de imagem são discutidas, com dicas de equipamentos como tripés, monopés, entre outros.

O quarto capítulo entra mais profundamente na técnica de cinema, trazendo conceitos como câmera subjetiva versus câmera objetiva, unidades narrativas, sequência de planos e ordem de filmagem, planos inclinados, regras de composição para o vídeo, sentido de leitura no quadro e movimento e Regra de Hitchcock, entre outros assuntos.

iphoto-video-para-fotografos-vernaglia-5

O Capítulo 5 aborda a luz e seus diversos usos, como luz realista, luz fantasia, dura ou suave, com esquemas de luz para cenas. Em seguida, o capítulo 6 traz o assunto “som”, muito importante e que faz toda a diferença no produto final. O Capítulo 7 fala do roteiro, explicando a divisão clássica em três atos e a infalível estrutura conhecida com “Jornada do Herói”, presente em mais filmes do que se possa imaginar. O capitulo 8, o hardware e software necessários para este tipo de edição pesada, que é a edição de vídeo, são indicados pelo autor.

Foto: Armando Vernaglia Jr.
Foto: Armando Vernaglia Jr.

“Como fazer vídeos” é uma obra completa para aqueles que querem trazer mais qualidade em seus trabalhos utilizando estas câmeras hibridas, como as DSLR e mirrorless. Você pode adquiri-lo na loja da iPhoto Editora em formato digital.

Sobre o autor

Fotógrafo, cinegrafista e professor, Armando Vernaglia Jr vive em São Paulo mas atua e atende em todo o Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em fotografia artística e comercial, é também professor de fotografia e cinema.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail