Tratamento de imagem

9 erros de retoque cometidos por fotógrafos amadores

Black Friday Antecipada

Em um vídeo de 6 minutos, o fotógrafo Nino Batista analisa alguns dos erros de retoque mais comuns que os fotógrafos amadores tendem a fazer. Elimine estes erros de pós-processamento do seu fluxo de trabalho para levar suas fotos ao próximo nível. Assista ao vídeo:

Veja um resumo rápido dos erros que Batista destaca no vídeo:

  1. Saturar demais as cores: Segure o impulso de aumentar a intensidade das cores o tempo todo, em todos os lugares.
  2. Aumentar muito a nitidez: Exagerar na ferramenta Sharpenning pode deixar sua foto cafona, além de criar ruído.
  3. Halos de luz: É preciso cuidado com a criação de máscaras para ajustar a iluminação e evitar que marcas de pincel criem halos ao redor do sujeito
  4. Mesmo tom em toda a pele: Dedos, mãos, pés e orelhas possuem tons diferentes do resto do corpo, então cuidado para não deixar tudo homogêneo.
  5. Olhos incandescentes: Cuidado ao clarear os olhos dos seus sujeitos para que eles não fiquem excessivamente brilhantes.
  6. Bokeh falso: Criar um efeito de borrão de fundo convincente é algo difícil de fazer corretamente através do retoque, geralmente não vale a pena.
  7. Vinhetas pretas ou brancas: Segundo Batista deve-se usar a vinheta preta com moderação e nunca a branca, exceto é claro em casos específicos, como para correção.
  8. Não dar zoom para verificar os detalhes: Muitos erros podem passar desapercebidos quando vemos as imagens apenas  no tamanho da tela. Dar zoom é uma forma de conferir possíveis marcas de pincel, por exemplo.
  9. Borrar a pele: Ao borrar a pele para tentar esconder pequenas imperfeições ou deixá-la mais “suave”, perde-se textura e cria-se um efeito irreal, que muitos chamam de “pele de boneca”.

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail