Curiosidades Tecnologia

“Zoom computacional” permite mover distâncias focais e criar fotos impossíveis

Fotografia de gestantes em estúdio

A fotografia tradicional envolve a escolha de uma distância focal e posição antes de tomar o registro. Porém, uma nova tecnologia chamada “zoom computacional” permitirá que os fotógrafos remixem esses dois fatores depois do registro, permitindo criar novas composições que seriam fisicamente impossíveis.

O projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores da empresa multinacional de tecnologia NVIDIA e da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara – UCSB, nos Estado Unidos. Um vídeo de 5 minutos apresenta e explica essa nova tecnologia:

Ao compor uma foto, a distância focal e posição podem alterar drasticamente o resultado da imagem. Em um exemplo dado pelos pesquisadores, fotografando uma mulher com uma lente 16 mm de perto revela-se uma montanha-russa que aparece no fundo. Mas ao fotografá-la a partir de uma certa distância usando uma lente 105 mm, o fundo concentra-se na ponte do trem atrás dela. Além disso, seu corpo mostra mais distorção de perto com a 16mm do que quando capturado de longe com uma 105mm (mantendo o corpo do mesmo tamanho no quadro).

Mas e se você quiser ter o corpo obtido com a 105mm, mas a montanha-russa obtida com a 16mm? Essa é a ideia da tecnologia de “zoom computacional”. A sua estrutura permite dividir uma cena com base na profundidade e atribuir uma perspectiva de comprimento focal diferente a cada uma dessas profundidades. Você pode fazer o primeiro plano parecer que foi fotografado com uma lente tele e o fundo com o aspecto de uma grande angular.

Primeiro, você precisa gravar uma “pilha” de fotos com uma distância focal fixa. A partir de uma distância, você se aproxima do assunto com cada novo tiro. A pilha é então inserida na estrutura “zoom computacional”, que calcula a estrutura da cena usando as fotos, cria uma reconstrução 3D e, em seguida, permite renderizar a cena a partir de múltiplas perspectivas. Neste exemplo, você pode ampliar o fundo até a montanha-russa sair de cena, enquanto mantém a mulher inalterada:

“O Zoom Computacional é uma técnica poderosa para criar imagens convincentes”, afirma o cientista da NVIDIA, Orazio Gallo. “Os fotógrafos podem manipular uma composição em tempo real, desenvolvendo imagens plausíveis que não podem ser capturadas com uma câmera física”.

Os pesquisadores esperam que o zoom computacional seja oferecido ao público em geral como um plug-in para programas populares de processamento de imagens.

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail