Tecnologia

Sony registra patente para lente de contato com câmera que fotografa ao piscar

Foto: Pexels
Como montar a pose perfeita

Na série de TV “Black Mirror” há um episódio chamado “The entire story of you” (Sua história inteira, em inglês) em que seres humanos registram todas as suas memórias e reveem mais tarde projetando em telas. Tudo que entra pelos olhos fica registrado. A série fala do futuro tecnológico e as interações humanas.

Ao que parece, ao menos o ato de registrar (e guardar para rever depois) com os olhos as nossas experiências diárias pode chegar num futuro próximo. Já falamos aqui sobre uma lente de contato projetada pela Samsung que funcionaria de forma parecida ao Google Glass. Agora é a vez da Sony entrar na jogada.

A empresa patenteou uma lente de contato que vem com um módulo de câmera em miniatura integrado e todos os seus componentes, tais como o sensor de imagem, lente, processador, armazenamento e até mesmo um módulo wi-fi para transferir imagens para um smartphone ou outro dispositivo conectado.

iphoto-lente-de-contato-com-camera-sony

A câmera registra a foto por uma a abertura e fechamento da pálpebra “consciente”, ou seja, um sensor mede a pressão de sua pálpebra para clicar a foto. Outras configurações, tais como a abertura e ampliação podem ser controladas via movimento da pálpebra também. A unidade de visualização permite que você revise as imagens capturadas diretamente na lente.

O documento de patente diz o seguinte sobre o módulo da câmera:

“A unidade de captação de imagens inclui, por exemplo, um sistema de lentes, incluindo a imagem da lente de captação, um stop de abertura, uma lente zoom, uma lente de focagem e semelhantes, um sistema de acionamento que aciona o foco e o zoom”.

Há até mesmo um sistema de estabilização de imagem digital para compensar o desfoque de imagem causado pelo movimento do globo ocular. Tanto a Samsung quanto o Google já haviam entrado com pedido de patentes semelhantes antes, mas com a gama de controles variante Sony, esta última é até agora a mais avançada.

É impossível saber se um produto como este vai chegar ao mercado, mas se isso acontecer é certo que irá elevar ainda mais preocupações com a privacidade já existentes na época do Google Glass.

Fonte: DP Review


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail