Getty Images revela as tendências visuais que vão dominar em 2018

A Getty Images revelou as tendências visuais de 2018 que vão dominar a comunicação neste ano. Baseada na pesquisa criativa de seus especialistas visuais e nos dados de busca e imagem – 1 bilhão de buscas e 400 milhões de downloads anualmente -, a previsão visual inovadora da Getty Images estabelece tendências macro e micro e atua como um guia para a mídia, anunciantes, marcas e empresas.

Pioneira na previsão das tendências, com as quais trabalha há mais de 20 anos, a Getty Images listou termos que já anteciparam movimentos visuais de gênero, consciência social, design, tecnologia, viagem e muito mais. “Masculinidade desfeita”, “segundo renascimento” e “realismo conceitual” são os conceitos apresentados pela empresa que devem dominar a comunicação neste ano.

As tendências visuais de 2018 em detalhes:

Masculinidade desfeita: Embora os anos anteriores tenham sido devidamente utilizados para abordar o retrato das mulheres na publicidade e na mídia, há uma crescente consciência de que os estereótipos para representar homens também estão extremamente desatualizados. Os dados da Getty Images mostram um aumento de 53% nas buscas de clientes para o termo “pais homossexuais”. Já “meditação do homem” cresceu 126%, enquanto que “pai solteiro” teve um salto de 60% nas pesquisas.

Segundo renascimento: Com milhões de pessoas agora carregando lentes de alta qualidade em seus bolsos todos os dias, fotografar é mais fácil do que nunca. Em resposta, os fotógrafos estão se voltando para a história da arte para criar imagens que promovam a ideia de registros mais elaborados, procurando por narrativas visuais mais positiva e culturalmente ricas por meio da subversão de técnicas de arte clássicas. A demanda por esse estilo de trabalho está crescendo: pesquisas por “luxury abstract” tiveram alta de 186%, enquanto que o termo “vintage portrait” cresceu 94%.

Realismo conceitual: O surgimento das mídias sociais tem visto um aumento significativo na demanda por imagens mais reais e autênticas. Mas, em uma tendência nascida nos mundos da arte e da moda, os fotógrafos começam a criar mais imagens conceituais executadas em um estilo realista. O alcance e a identificação são componentes importantes para se conectar com o consumidor de hoje. Pesquisas para “conceito inesperado” aumentaram 116%, enquanto as de “realidade” registraram um salto de 176%.

Foto: Bentom Wyemji / EyeEm/Getty Images

Problemas globais destacados nos dados de pesquisa de imagens

Buscas por “diversidade e inclusão” – termos que transcendem a “masculinidade desfeita” e “segundo renascimento” – apresentam um aumento impressionante de 917%. Já “LGBTQ” cresceu 809%. As marcas e as empresas também estão reconhecendo a necessidade de uma melhor representação visual de nossas diversas comunidades com buscas por “família multiétnica”, alta acima de 385%, e “diversidade cultural”, com 252%.

Mais preocupante, pesquisas de imagens que retratam estresse e ansiedade – especialmente em homens – viram um aumento significativo. “Suicídio adolescente” aumentou 429%, “estresse emocional” 263% e “abuso emocional” 110%. Já “homem estressado” cresceu 105%, “depressão homem” 31% e “homem preocupado” 100%. Os dados de pesquisa também sugerem um foco global crescente no bem-estar mental, com buscas para “saúde mental” com alta de 174% e “conscientização em saúde mental” com 258%.

 “Quando as imagens estão em todo lugar, às vezes, é fácil esquecer como elas podem realmente nos mover de forma emocional e psicológica e como podem expandir os limites do nosso mundo. É animador, então, que as tendências visuais que antecipamos sejam importantes para marcas e empresas em 2018 e contemplem uma sensação de otimismo: uma visão de mudança, de novos heróis e uma criatividade implacável”, afirmou Andy Saunders, Vice-presidente Sênior de Conteúdo Criativo da Getty Images.

As tendências visuais da Getty Images para 2018 foram lançadas como parte do guia criativo anual da empresa, o Creative In Focus. Juntamente com uma análise mais aprofundada das tendências visuais, a publicação apresenta um mergulho profundo em dados de busca de regiões ao redor do mundo.

O Creative In Focus também destaca os talentosos criadores de imagens em todo o mundo e apresenta ensaios fotográficos que analisam a forma como as imagens e as tendências visuais anteriores evoluíram ao longo do tempo. Acesse gratuitamente no link http://visualtrends.gettyimages.com.

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