Técnica

Nova técnica com raios X permite recuperar fotografias do século XIX

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Uma nova técnica de restauração pode ajudar a recuperar algumas das fotografias mais antigas do mundo, que antes eram consideradas sem solução. Pesquisadores da Universidade de Western Ontario no Canadá, liderados por Madalena Kozachuk, usaram raios X e imagens de fluorescência para analisar as antigas placas de daguerreótipo do século XIX.

No processo de daguerreotipia, eram usadas placas de cobre revestidas de prata sensibilizadas com iodo, que eram desenvolvidas usando vapor de mercúrio aquecido. Com o passar do tempo, as fotos originais dessas placas se desvaneceram devido a anos de manchas e sujeira acumuladas na superfície. Mas mesmo que as superfícies das placas tenham sido obscurecidas, as partículas de mercúrio ainda permaneceram.

Ao usar os raios X em um processo de varredura que leva 8 horas por placa, os cientistas foram capazes de identificar onde o mercúrio foi distribuído, recuperando as fotos originais, mesmo quando nenhum traço delas pode ser visto. A equipe testou a técnica em duas placas da National Gallery of Canada – retratos de uma mulher e de um homem – e produziu versões digitais notavelmente claras das fotos originais.

“A imagem é totalmente inesperada porque você não a vê na placa. Está escondido atrás do tempo. Mas então vemos e podemos ver detalhes tão finos: os olhos, as dobras da roupa, os padrões detalhados e bordados da toalha de mesa”, diz Madalena ao CLS.

Tentar limpar fisicamente uma placa manchada pode resultar em danos permanentes e resultados insatisfatórios. Por isso, espera-se que essa nova técnica não destrutiva possa ser usada por restauradores de fotos para revelar imagens perdidas na história. Assista abaixo ao vídeo publicado pela universidade:


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!