Lightroom 5 custa o dobro no Brasil

A Adobe já está comercializando em seu site a versão 5 do Lightroom, programa que gerencia o fluxo de trabalho com imagens digitais. Porém, mais do que as funcionalidades do aplicativo, chamou a atenção a disparidade dos preços praticados para o usuário brasileiro em relação ao norte-americano.

Conforme aponta o Tecmundo, no site brasileiro a cópia sai por 289 dólares (R$ 618, com taxas), enquanto que no norte-americano, o preço é de 149 – praticamente a metade. A mesma lógica funciona para quem quiser adquirir a atualização do programa: 79 dólares lá fora e 155 dólares para brasileiros. A diferença só desaparece se o usuário optar pelo Creative Cloud, o plano de assinatura dos produtos Adobe, que custa US$ 49 mensais tanto para quem mora no Brasil como nos EUA.

Vale mencionar que a distorção também é observada na Austrália. Porém, de modo ainda mais absurdo. Por lá, o pacote Creative Suite da Adobe custa 1,4 mil dólares mais caro do que nos Estados Unidos.

Artigos relacionados

3 Comentários

    1. Sua reclamação procede, Roberto. Temos tido por regra citar as fontes das informações, mas não foi o caso aqui. Porém, já fizemos a ressalva. Mesmo assim, lamentamos o vacilo. Abraço.