Kodak e Apple brigam por venda de patentes

Foto: Divulgação

Kodak e Apple estão em meio a uma disputa após a primeira anunciar a venda de patentes de tecnologia digital. Segundo a empresa que já foi sinônimo de fotografia, a companhia fundada por Steve Jobs está procurando “azedar” seu plano de venda das patentes. E acionou seus advogados para processá-la.

Pioneira no desenvolvimento de tecnologia de captura digital, a Kodak detém um grande número de patentes nesse segmento e decidiu vendê-las como parte de seu plano de reestruturação para fugir à falência – ela pediu concordata em janeiro.

Já a Apple afirma possuir direitos sobre dez dessas patentes, por conta de uma parceria realizada no início da década de 1990. A Kodak refuta. Ao mesmo tempo, informou a Reuters, uma empresa fechada chamada FlashPoint Technology, reivindica direitos sobre as patentes, por conta de um acordo com a Apple, que se desfez dessa companhia em 1996.

Para resolver o imbróglio, a Kodak ajuizou ação na corte de falência norte-americana de Manhattan, argumentando que a estratégia da Apple e da FlashPoint é atrasar ao máximo o pagamento de royalties e dificultar as vendas, deixando ainda mais complicada a situação financeira da reclamante.

Artigos relacionados