Sem aviso, Instagram bloqueia Gal Oppido

Foto da série "Cross", que Gal Oppido desconfia ter motivado a denúncia
Foto da série “Cross”, que Gal Oppido desconfia ter motivado a denúncia

Não é de hoje que as políticas de utilização das mídias sociais deixam seus usuários de cabelo em pé. Não são raros os episódios de censura de conteúdos considerados impróprios. Imagens de nudez são as mais “caçadas” e maior alvo de controvérsia. Recentemente, até mesmo uma imagem de Sebastião Salgado, publicada por um site francês, caiu na malha-fina do Facebook. Tudo por conta de um seio à mostra.

A mais nova vítima dessa política é o fotógrafo, arquiteto, músico e desenhista Gal Oppido. Há algum tempo, ele vinha publicando seus trabalhos no Instagram, que passou a ser propriedade do Facebook em 2012. Na noite de ontem (28), sem aviso prévio, aplicativo bloqueou sua conta. Detalhe: Gal perdeu acesso ao seu arquivo de mais de dez mil imagens.

“Compartilho meus desenhos desde 1973, através de cadernos, e agora uso essas mídias eletrônicas como ferramenta de circulação dessa produção junto com a fotográfica”, conta o paulistano, desanimado com “a truculência dos processos de censura sem ferramentas de ponderação e defesa que se instalam nas redes sociais”.

Como não teve qualquer notificação, o artista, cujo trabalho fotográfico tem o nu como matéria-prima, desconfia que a medida se deva à publicação de imagens de dois bailarinos que executaram uma performance para um ensaio que ele vem desenvolvendo nos últimos três anos, chamado Cross.

“Das mais de dez mil imagens já por mim postadas, boa parte são frutos de ensaios que lidam com leituras do corpo. É meu universo, minha crônica compartilhada, muitas dessas são resultantes de cursos que ministrei no MAM [Museu de Arte Moderna de São Paulo], onde sou professor desde 2001”, destacou Gal Oppido.

A medida gerou reação dos admiradores do fotógrafo, que lançaram uma campanha no Facebook, com a hashtag free_@galoppido, para ajudá-lo a reaver seu acervo. A mensagem que está circulando diz o seguinte: “Gal Oppido é mestre, fotógrafo consagrado, artista polivalente e, mais que isso, de uma generosidade sem tamanho. Bloquearam sua conta no Instagram, que é do Facebook desde 2012. Umas 10 mil imagens, 5 mil contatos. Creio que compartilhar essa informação pode ajudar o Instagram/Facebook a rever esta decisão que soa absurda e ecoa censura, restrição às liberdades de expressão e arte que tanto lutamos para conquistar. Obrigado por compartilhar”.

Artigos relacionados