Qual a diferença entre fotografia preto e branco, monocromática e tons de cinza?

Estamos acostumados, no dia a dia, a separar a fotografia entre preto e branco e colorida. Porém, existem algumas outras formas de se falar do tratamento de cores numa foto. Três outras formas são: monocromático, tons de cinza e preto e branco verdadeiro.

Colorido ou P&B? Confira 4 dicas para decidir melhor sobre sua fotografia

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Monocromático

Monocromático significa que vários tons de uma única cor são usados ​​para fazer uma imagem. Muitas vezes, isso é visto como preto e branco (que é tecnicamente monocromático), mas, na realidade, qualquer cor pode ser usada. O sépia, por exemplo, que dá um tom mais amarronzado para a fotografia, é um tipo de imagem monocromática.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Tons de cinza

Esse ficou bastante famoso ultimamente por dar nome a um livro (e, depois, um filme). Mas são estamos falando dos 50 tons. O termo em tons de cinza é outro que é usado também para imagens em preto e branco. Embora não seja completamente incorreto, imagens em tons de cinza variam dentro de apenas tons de cinza (256, para ser exato) e nenhuma outra cor. A fotografia tons de cinza pode ser uma muito branda quando há outras edições, ​​porque tendemos a deixar toda a foto com cinza médio. Observe como branda (e um pouco desinteressante) a imagem abaixo parece quando é convertida em tons de cinza.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

Preto e branco verdadeiro

Como dito anteriormente, imagens em preto e branco são de fato monocromáticas, mas nem todas as imagens monocromáticas são o preto e branco. Verdadeiras fotos em preto e branco usam somente preto e branco para produzir a imagem, embora a maioria ainda usa uma mistura de tons de cinza. Esta é a mesma imagem que a anterior depois de ter sido processada para ficar mais perto de uma verdadeira fotografia a preto e branco. As diferenças em tons tornam-se mais aparentes.

Foto: Adam Welch
Foto: Adam Welch

FONTE: DPS

Artigos relacionados