Realidade Virtual

Índia não quer mais Google Street View fotografando suas ruas

Foto: Sancho McCann
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

As autoridades indianas rejeitaram o pedido do Google para expansão do Street Viewcom a cobertura de mais vilas e cidades no país. O principal argumento é a suspeita de que ataques terroristas em Mumbai, no ano de 2008, tenham sido planejados através de reconhecimento fotográfico como o proporcionado pela plataforma. Para as autoridades nacionais da Índia, a expansão do Google Street View poderia, por tanto, comprometer a segurança do país.

“A principal preocupação era a segurança das instalações de defesa mais sensíveis. O Ministério da Defesa disse que não era possível monitorar o serviço depois de lançado e que isso seria prejudicial à segurança nacional”, disse um alto funcionário do governo indiano ao jornal The Hindu. Um porta-voz do Google disse à BBC que a empresa ainda não havia recebido uma cópia da ordem.

Foto: Walter Baxter
Foto: Walter Baxter

Esta não é, porém, a primeira vez que o serviço Street View do Google atraí preocupações. O governo checo proibiu a empresa de fazer quaisquer novas imagens no país (as imagens atuais do Street View em Praga são de 2014). Na Alemanha, em 2010, quase 250 mil pessoas solicitaram que o Google borrasse imagens de suas casas.

Lançado em 2007, o serviço Street View do Google utiliza imagens capturadas por câmeras montadas em carros, mochilas, bicicletas e motos de neve. Hoje, o serviço abrange locais em todo o globo, fotografados em 360° – inclusive alguns locais comerciais tem suas imagens internas capturadas em 360º e disponíveis no serviço.

Fontes: BBC, DP Review


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!