Profissão: fotógrafo

“Todo fotógrafo é um voyer. O que diz que não é, é um mentiroso” – Kazuo Okubo em No Olhar

Foto: Kazuo Okubo

Trazendo ótimas entrevistas toda segunda-feira, No Olhar chega ao sétimo episódio com o irreverente fotógrafo convidado Kazuo Okubo.

“Meu processo criativo é sofrido, doloroso, pois, não durmo, ou durmo mal, me alimento mal até realizar o trabalho definitivo. Muitas vezes mentalizo mais ou menos como vai ser uma cena de uma foto. Outras vezes vou para um lugar com uma ideia premeditada, mas o local me oferece outra condição e sai muito melhor do que havia planejado”

Você provavelmente já conheceu um dos trabalhos do fotógrafo, a contribuição de Kazuo Okubo para a campanha anti-tabagismo do Ministério da Saúde, que estampou os maços de cigarro com fotos impactantes sobre os males do fumo. Okubo é versátil, tendo transitado pela fotografia publicitária, autoral e nu artístico.

As fotos de Kazuo Okubo para a campanha anti-tabagismo do Ministério da Cultura

Em 2009, inaugurou uma galeria de fotografia de arte, A Casa da Luz Vermelha, que hoje conta com um acervo com obras de 36 fotógrafos, em Brasília. Participou de diversas mostras do Brasil e exterior, com destaque a exposição coletiva ’11 Photographes Brésiliens, em Paris.

Okubo acredita que a competição aumentou muito nos últimos anos com o boom desta arte. Hoje, além de ter um trabalho consistente, o fotógrafo precisa saber vender seu trabalho e se posicionar no mercado com histórias interessantes.

“Eu vejo fotografia como linguagem. É um jeito de contar suas histórias, fictícias ou verdadeiras. A fotografia ficou muito mais próxima das pessoas do que a gente imagina. Muita gente passou a fotografar em função dessa democratização e percebe que fotografar não é tão simples, não basta só apertar um botão”, analisa Okubo.

Foto: Kazuo Okubo
Foto: Kazuo Okubo
Foto: Kazuo Okubo
Foto: Kazuo Okubo

No Olhar é a websérie que traz, toda semana, entrevistas cheias de histórias e conteúdos sobre fotografia com os principais fotógrafos e fotógrafas do Brasil. O projeto está em sua 2ª temporada e tem apoio da Secretaria da Cultura de Estado do Paraná e Companhia de Energia Elétrica (Copel).

Assista ao episódio 7 de No Olhar, com Kazuo Okubo:

Veja os 6 episódios anteriores:

No Olhar, Episódio 1:

No Olhar, Episódio 2:

No Olhar, Episódio 3:

No Olhar, Episódio 4:

No Olhar, Episódio 5:

No Olhar, Episódio 6:

Fonte: Fabiano Ferreira/No Olhar


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!