Profissão: fotógrafo Semana da fotografia

“Eu deixei de ver o show do Pink Floyd para ir na Semana da Fotografia… E valeu a pena!”

Foto: Jean Guilherme
Fotografia de gestantes em estúdio

Correção: O show no qual mencionamos, na verdade, foi do vocalista da banda Pink Floyd, Roger Waters, em 22 de Maio de 2012, em Porto Alegre. Informação esclarecida pelo entrevistado, Jean. 

 

Como está o seu coração com a Semana da Fotografia chegando? O nosso está batendo á mil, últimos ajustes na organização, inscrições rolando (você ainda pode se inscrever hein, dá tempo sim!). Enfim, a tão esperada Semana da Fotografia está quase começando, e hoje trazemos a história de Jean Guilherme, fotógrafo que participou da Semana da Fotografia em 2012.

“Sou uma pessoa antes e outra depois da Semana da Fotografia”, diz Jean.

Ele deixou de ir ao show da clássica banda de rock Pink Floyd(Roger Waters) para participar da Semana, e hoje conta sua história:

“Quando iniciei na fotografia, sempre ficava admirando fotógrafos importantes e me perguntando como eles faziam aquelas fotos, qual seria a técnica usada, pois eu sabia onde queria chegar, porém não sabia como.

No final de 2011 acabei comprando dois ingressos para o show da banda Pink Floyd em Porto Alegre/RS, seria em março de 2012. Até ai tudo certo. Um belo dia, ao me conectar em rede social, visualizei uma postagem sobre um congresso de fotografia em Balneário Camboriú/SC, aqui pertinho. Nossa, fiquei muito empolgado, até porque a grana nunca dava pra viajar e participar de outros eventos, aliás, nem se tinha muita informação naqueles anos sobre eventos dessa grandeza.

Jean Guilherme e Lu Guilherme, fotógrafos do Inova Photo
Jean Guilherme e Lu Guilherme, fotógrafos do Inova Photo

Eu tinha dois problemas, um era desistir de um show que provável que nunca mais consiga ir, outra, arrumar a grana para ir ao congresso. Liguei para dois amigos, e vendi os ingressos para eles, liguei para o James, que cuidava dos congressos na Editora, e paguei a inscrição.

No primeiro dia, acho que fui um dos primeiros a chegar, consegui fazer algo que poucos conseguem, abri minha cabeça 360° para capturar o máximo de informação, e mergulhei nos três dias de congresso, conheci os fotógrafos que admirava, e até hoje ainda tenho amizade com a grande maioria deles, me dediquei ao máximo. E o legal, quando retornei ao trabalho, cheguei com tanta sede, tanta informação que fiz 3 reuniões com minha equipe para explicar um dia de cada vez – o resultado foi um verdadeiro boom no nosso trabalho. Sempre falei pro Altair Hoppe e pra galera da Editora: sou uma pessoa antes e outra depois da Semana da Fotografia.

Foto: Jean Guilherme
Foto: Jean Guilherme

Desde 2012 venho acompanhando a Semana, menos o ano passado, quando realmente a agenda não deu. O evento no geral teve e tem todos os anos um conteúdo variado e incrível, se a pessoa resolver ir e mergulhar de cabeça na palestras, na boa, o cara sai de lá no mínimo 200% melhor que entrou. Aprendi uma frase com o Altair uma vez que o “Conhecimento não é gasto e sim investido”, e eu já estive na grande maioria dos congressos da Editora, vale a pena!

A história que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia: isso é a maior mentira, aconselho sim e vale a pena! O primeiro encontro, ao chegar no evento de manhã, chegue pelo menos 30 ou 45 minutos antes. Ali você irá se credenciar, e claro, conhecer pessoas, ver aquele fotógrafo que você  admira. E uma dica especial: Não fique envergonhado, vai lá e fale com eles, eles estão ali para bater papo e conversar, e muitas vezes nesses intervalos respondem aquelas perguntas especiais e dão cada dica que, meus amigos, valem ouro!

Foto: Jean Guilherme
Foto: Jean Guilherme

Outra coisa é cuidar com os horários das palestras e não pensar “ah, isso não é interessante”. Deixa disso, assiste! Eu conheci um fotógrafo que tinha uma palestra de dormir, mas fui forte e levei até o fim. O que me rendeu? Aprendia a compor melhor as imagens. Não fotografe os palestrantes, eles têm quem faça isso. No mais, tenham a melhor de todas as experiências da vida de vocês, mergulhe de cabeça sem medo de ser feliz.

Obs. Escrevi essa matéria ouvindo “Wish You Were Here”, do Pink Floyd. Um beijo enorme a todos!”

Livro - Fotografia de Bebês
Brenda Daniel

Brenda Daniel

Brenda Daniel é colaboradora do iPhoto Channel. Atua no marketing, social media e relacionamento com cliente na iPhoto Editora. Já trabalhou com fotografia de moda e eventos e atualmente leva a fotografia como hobbie.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail