Em “No Olhar”, Nana Moraes explica a relação da fotografia com a narrativa

No 16º episódio da websérie “No Olhar”, a fotógrafa Nana Moraes conta sobre sua trajetória e como entrou para o caminho da publicidade, onde fotografou mais de mil capas de revistas e editoriais de moda para todas as publicações do mercado no Brasil. Para ela, independente da área de atuação, a fotografia é um modo de expressão, uma narrativa.

“Outro dia estava lendo uma matéria sobre Roland Barthes, onde ele fala que tudo é texto, e eu acredito nisso. Eu acredito que a fotografia é um texto que você escreve com a luz”, explica.

Foto: Nana Moraes

Além do trabalho comercial, Nana se dedica a projetos fotográficos pessoais que lhe rendeu a trilogia de livros “DesAmadas”. No primeiro livro, “Andorinhas”, a fotógrafa se dedicou às prostitutas de beira de estrada e agora está finalizando o segundo volume, chamado “Ausência”, no qual vai investir no tema da maternidade nos presídios.

“Meu diálogo é com o sujeito que eu fotografo. O importante é trazer a complexidade do ser humano e dar voz às pessoas excluídas através do meu trabalho, e acho que estou conseguindo”, ressalta.

Foto: Nana Moraes
Foto: Nana Moraes

Inquieta, a fotógrafa conta que acompanha o movimento das redes sociais e aproveita para desvincular suas fotos de um padrão.

“Comecei a enxergar meu trabalho de outra forma. Ao invés de eu lamentar, como era bom quando tinham as revistas nas bancas, entendi que posso fazer uso dessas ferramentas novas e rever esse trabalho. Quando fotografo, busco uma expressão que seja maior que uma boa foto, pois o importante para mim é a narrativa”, conclui.

Websérie “No Olhar”

A websérie reúne depoimentos de alguns dos principais fotógrafos e fotógrafas do Brasil. A primeira temporada foi ao ar em 2014 e neste ano o projeto retornou com uma série de entrevistas com fotógrafos de diferentes áreas. Os episódios são exibidos através do canal no Youtube todas as segundas-feiras.

Artigos relacionados