Paraty em Foco

Começa nesta quarta-feira o Paraty em Foco 2017

Casa da Cultura | Foto: Nereu Jr.
Black Friday Antecipada

Começa nesta quarta-feira, 13 de setembro, a 13ª edição do Paraty em Foco, um dos mais importantes festivais de fotografia da América Latina. O tema deste ano é “Fotografia: Documento e Ficção”. A proposta dos curadores Giancarlo Mecarelli e Érico Elias é ressaltar a dupla dimensão da imagem fotográfica, seu poder documental e seu potencial de produzir novas realidades.

O homenageado do ano é Flávio Damm, que fez parte da equipe da lendária revista O Cruzeiro, na década de 1950, e tem uma impressionante trajetória de quase 70 anos de fotografia. Ele vai expor imagens significativas de sua obra na Galeria Zoom, no Centro Histórico. O fotógrafo gaúcho, aos 89 anos, é um dos símbolos da fotografia documental brasileira.

Exposição Convocatória em Foco | Foto: Nereu Jr.

O evento apresenta ainda uma série de artistas internacionais. A norte-americana Jane Evelyn Atwood, radicada em Paris desde 1971, que traz uma fotografia de projetos de longo prazo e dá visibilidade a histórias e dramas de pessoas colocadas à margem. Jane apresenta imagens e histórias na série de Encontros e Entrevistas, além de ministrar um workshop.

Além desses e muitos outros artistas, o festival abre espaço para os amantes de fotografia terem seus trabalhos expostos junto aos de profissionais renomados. Serão expostos os 10 primeiros colocados da Convocatória Portfólio em Foco nas categorias Ensaio e Foto Única, em uma mostra de destaque. Confira a programação completa no site do festival: www.pefparatyemfoco.com.br.

Resistência cultural

Em tempos de crise, com cortes de verbas para eventos culturais, o evento sofreu alterações nas estratégias de autofinanciamento. No passado começou a cobrar pelas inscrições na Convocatória para viabilizar a estrutura e este ano o festival irá cobrar pelo ingresso nas palestras da série de Encontros e Entrevistas, realizadas no auditório da Casa da Cultura. É uma das principais atrações e por cada uma será cobrado R$20. “É uma ação colaborativa e uma forma de valorizar o artista e todos aqueles que trabalham para levar a cultura ao público”, avalia Érico Elias, curador do PEF2017 ao lado de Giancarlo Mecarelli.

“O nosso lema é resistir. O PEF é um patrimônio dos amantes da fotografia. A edição deste ano tem decisiva participação da Prefeitura Municipal de Paraty e dos empresários de turismo da cidade e temos certeza do engajamento dos amigos do PEF e da fotografia: venham a Paraty e participem da programação. Vamos manter a chama acesa!”, conclui Mecarelli

Igreja de Santa Rita | Foto: Nereu Jr.

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail