Livros

Editora Origem lança 3 livros no Festival de Fotografia de Tiradentes

Editora Origem na Foto Feira Cavalete, no MIS-SP, em 2017 | Foto: Editora Origem
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

A Editora Origem está lançando durante o Festival de Fotografia de Tiradentes três livros que marcam uma mudança na publicação de pequenas edições autorais. Nesta quinta-feira (8) acontece o lançamento do livro “Caderno de Impressões” de Lígia Fernandes. Na sexta (9) “Natureza Morta – O labirinto do Minotauro” de Valdemir Cunha, e no sábado (10) “Work in Progress” de Jane Paris. Os lançamentos serão realizados no Sobrado Aymorés, Rua Direita, 266, Tiradentes/MG. Saiba mais sobre cada um deles:

“Caderno de Impressões” de Lígia Fernandes

Em seu primeiro livro, Lígia Fernandes escolheu a mulher, com todas suas complexidades, como fio condutor desse projeto. Esperanças, frustrações, dores de amores, abusos e caminhos de superação estão contidos em suas imagens. O que pode parecer um livro autobiográfico é, na verdade, o retrato das questões mais fundamentais para a mulher contemporânea que ainda vive numa sociedade machista ancorada nos conceitos mais retrogrados do século passado. Numa construção subjetiva, a fotógrafa traz com delicadeza assuntos essenciais como opressão, aborto, submissão e violência em contraponto a caminhos que podem levar ao equilíbrio. “Caderno de Impressões” é um retrato sutil e crítico do universo feminino e seus anseios. O lançamento acontece nesta quinta-feira (8) a partir das 19h.

“Natureza Morta – O labirinto do Minotauro” de Valdemir Cunha

Em seu 24º livro, o fotógrafo documentarista Valdemir Cunha comemora os seus trinta anos de fotografia retomando seu viés ambientalista Ao longo de sua carreira, seus trabalhos se voltam principalmente à documentação da forma de vida dos povos tradicionais brasileiros e como essas populações se relacionam de forma harmônica com o meio em que vivem. Nesse livro, o fotógrafo envereda por um caminho documental distinto de seus trabalhos anteriores. As imagens são utilizadas como alegorias e não apenas registros do fato em si.

O livro é construído com quatro “haikais visuais” que juntos apresentam uma visão crítica da relação do homem com o planeta onde vive. Em “Natureza Morta – o labirinto do Minotauro”, o fotógrafo volta com seu discurso ambientalista quase panfletário mas com imagens etéreas para criar uma narrativa visual ácida e ao mesmo tempo poética que transforma o livro num manifesto necessário para os dias de hoje. O livro tem tiragem de 200 exemplares, sendo que 120 já foram vendidos a partir de financiamento coletivo que viabilizou o projeto. O lançamento acontece na sexta-feira (9) a partir das 20h.

“Work in Progress” de Jane Paris

O nova-iorquino e professor de Harvard, Edward Glaeser, autor de “O triunfo da cidade” e um dos maiores especialistas em economia urbana, defende a ideia de que as cidades foram a grande invenção da humanidade. Ela protegia os homens dos animais, dos inimigos, das intempéries e proporcionava algo que jamais se imaginou no que se refere à qualidade de vida até então. O homem urbano passou a usufruir de todas as benesses coletivas da urbe. E fez dela sua religião. A fotógrafa Jane Paris em seu segundo livro, “Work in progress”, apresenta a antítese do paraíso. Imagens fragmentadas e caóticas revelam o lado oculto das metrópoles e escancaram os problemas da sociedade moderna.

O submundo urbano aparece como consequência da própria existência das metrópoles. Paris desconstrói Nova Iorque criando uma grande metáfora e expondo o que está escondido no cotidiano daquele lugar. Este livro representa todas as cidades e o preço que elas cobram para existirem. “Work in progress” nos faz refletir sobre o ônus para mantermos essa invenção tão alardeada. A urbe de Paris está em toda parte. “Work in progress” nao é apenas um retrato dos problemas gerados para mantermos as metrópoles, mas sim de como vivemos emaranhados nessa invenção moderna chamada urbe. O lançamento acontece no sábado (10) a partir das 20h.

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta teve início nessa quarta-feira (7) e segue com ampla programação até domingo (11), com exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!