Os tipos de filtros mais populares do Instagram, segundo a ciência

De acordo com uma pesquisa em Big Data (quantidade enormes de dados para analisar tendências, comportamentos, problemas, etc), podemos ter uma breve indicação de quais seriam os melhores filtros para Instagram. A pesquisa indica quais os filtros usados nas fotos mais populares do app. Ele também tem dados sobre o Flickr.

iPhotoChannel_instagram_filtros

O estudo, feito pela Georgia Tech e pelo Yahoo Labs, analisou mais de 7,6 milhões de imagens postadas no Flickr, com softwares determinando os tipos de filtro usados e cruzando essas imagens com sua popularidade. Mais da metade dessas imagens também tinha sido postada no Instagram – e os dados do app também foram levados em consideração.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Descobriu-se através dos dados que os filtros que deixam as fotos mais ‘quentes’ (com tons mais avermelhados ou amarelados) recebem mais comentários e efeitos que simulam uma maior exposição também foram ligados a mais visualizações. Os filtros menos populares são aqueles que saturam as cores. Aqueles filtros que simulam uma foto antiga também tiveram menos visualizações. Infelizmente a pesquisa não cita o nome dos filtros, apenas as características deles.

iPhotoChannel-93831-instagram2-presets-for-lightroom-samples-tree-original-1358439909-680x387

Além dos dados, 15 pessoas foram entrevistadas para a parte qualitativa da pesquisa. Para quem já é usuário do Instagram, as entrevistas não trouxeram resultados surpreendentes: filtros com efeitos vintage e alguns que destacam pessoas nas fotos foram os mais indicados. Mas os números mostraram coisas interessantes. Fotos com aplicação de filtro têm 21% de chance a mais de serem vistas e 45% a mais de chances de receberem comentários do que as #nofilter (sem filtro).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Claro que estes dados não são uma lei máxima do Instagram. Cada usuário deve sim escolher o que é melhor para sua foto. O Big Data é uma média de uma amostragem gigantesca de milhões de fotos. Dentro desse grupo também existem fotos saturadas populares ou imagens com filtro de cores quentes que mal foram visualizadas.

FONTE: GALILEU
newborn_banner

Artigos relacionados