Fotógrafo registra beleza do dia a dia de idosos

A fotografia pode mudar vidas de maneiras que não costumamos perceber. Uma boa foto de um local ou de pessoas pode trazer uma visão diferente para quem está de fora, beneficiando o fotografado. Essa foi a intenção do trabalho voluntário do fotógrafo Daniel Robson Gonçalves, que registrou o dia a dia os idosos do asilo Vila São Vicente de Paula, na cidade de Jaú/SP. “O intuito era criar uma boa imagem a fim de motivar ainda mais as doações para os idosos que ali vivem”, explica.

iphoto-fotografia-de-idosos-(9)

O projeto começou com a iniciativa da assistente social do abrigo, que buscou profissionais voluntários para melhorar o marketing do local. O webdesigner envolvido no projeto, amigo de Daniel, convidou o fotógrafo para participar. Havia pouquíssimo material para ilustrar o site e isso dificultava a continuidade do projeto. As fotos de Daniel Gonçalves mostram, com sensibilidade, a humanidade daquelas pessoas, os sorrisos e olhares tranquilos de quem tem muita história pra contar.

Eu não imaginava o quanto aquelas poucas horas fariam tantas pessoas mais felizes. E sabia menos ainda o quanto isso me faria bem. Eu precisaria escrever muito para conseguir expressar o que senti estando lá, pois em poucas horas enxerguei muito mais do que fotografias, pude refletir sobre o que já fiz e o que ainda posso fazer. Não vejo a hora de poder voltar lá.

iphoto-fotografia-de-idosos-(7)

“Eles adoraram ser fotografados e isso elevou a autoestima dos idosos, renovando um pouco de sua juventude interior, que por fim permitiu-me obter imagens bastante inspiradoras”, relembra Daniel. Porém, não foi tão fácil assim fotografar. Ele conta que no primeiro momento se sentiu intimidado, pois nunca havia feito este tipo de fotografia. “Fiquei muito receoso por não conseguir obter um resultado satisfatório, e com isso gerar uma frustração para ambos”.

iphoto-fotografia-de-idosos-(4)

Porém, como podemos ver através das imagens, tudo saiu melhor do que o esperado, não só criando belas fotos, mas gerando alegria com este simples gesto. “Alguns haviam se preocupado em arrumar-se para ‘os retratos’, outros muito tímidos não queriam ser fotografados, mas ao ver os outros se divertindo, entraram no ensaio e relaxaram”. A senhora que aparece na janela, por exemplo, fazia questão de exibir as mãos, pois havia pintado as unhas especialmente para a ocasião.  “O simples fato de estarem sendo fotografados já era o suficiente para extrair sorrisos e emoção”.

iphoto-fotografia-de-idosos-(5)

iphoto-fotografia-de-idosos-(3)
iphoto-fotografia-de-idosos-(2)

iphoto-fotografia-de-idosos-(6)

iphoto-fotografia-de-idosos-(1)

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. O Daniel é um fotografo muito talentoso, soube explorar de forma muito profissional nossa simples realidade.
    A Vila São Vicente de Paulo em Jaú agradece com muito carinho.