Fotógrafo captura os movimentos do ballet com imagens em longa exposição

Os movimentos de bailarinos no ar são desenhos que, na maioria das vezes, só podem ser materializados com nossa imaginação. O fotógrafo brasileiro Jan L. Engels Jr. resolveu esse mistério com uma pitada de criatividade. Em seu projeto Balled, Engels utilizou luzes de LED para pintar os movimentos do ballet clássico em fotografias de longa exposição.

“Eu considero inovador porque, embora a técnica seja conhecida, eu não encontrei referências a um ensaio como este em lugar nenhum”, diz Jan em sua publicação no Bored Panda.

Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.

E a ideia surgiu de uma forma bem inusitada: Jan fazia tentativas frustradas de capturar raios com sua câmera fotográfica. Já entediado durante o processo de longas exposições, pode notar os rastros dos carros nas fotos. Ao mesmo tempo ele olhava algumas fotos de dança em seu celular. Foi aí que resolveu misturar ambos.

Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.

Mas a execução da ideia não foi tão fácil. Foram 2 meses de preparação, em seguida captura e edição das fotografias. As luzes foram a parte mais difícil, pois ele precisava conseguir uma iluminação que criasse o efeito imaginado, mas tão leve que não atrapalhasse os bailarinos na hora da dança.

“Depois de muitas tentativas e erros, chegamos ao segundo grande desafio, que foi encontrar um lugar grande o suficiente, mas ao mesmo tempo escuro.  Pela falta de opções selei com tela todo o salão do meu prédio”, conta o fotógrafo sobre o processo final.

Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.

Veja mais fotografias de Jan L. Engels Jr.:

Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
Foto: Jan L. Engels Jr.
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5 Comentários

  1. As luzes são inteiramente pós produção ou ele utilizou algo prático? (mesmo que seja uma marcação ou algo assim)

    1. De acordo com o fotógrafo as luzes são capturadas por longa exposição, na câmera. Provavelmente ele acionou o flash ao final da exposição para mostrar os bailarinos bem nítidos.

      1. Oi… Ruca… Agradeci a tua matéria pelo facebook… Sim… Exatamente o que eu fiz… só que não usei a segunda cortina… porque dessa forma os bailarinos teriam que se sincronizar com o flash… até tentamos no inicio…. mas não deu certo… então usei controle remoto em quanto o obturador estava aberto e é por isso que aparece também um pouco dos leds mesmo depois do flash ser batido… tem no meu perfil e no youtube(Projeto Balled) um vídeo com o making of que mostra um pouco disso tudo…