Fotografia de rua Inspiração

10 fotografias de rua poderosas tiradas em um local pouco atraente

Fotos: Vijce
Como montar a pose perfeita

Marius Niklas Vieth, mais conhecido por Vijce, é um premiado fotógrafo alemão radicado em Amsterdã. Em artigo para o PetaPixel, ele mostra como o lugar é o que menos importa quando queremos criar imagens interessantes e afirma que as suas fotografias de rua favoritas surgiram nos lugares mais “feios” de todos.

“Quando comecei na fotografia, sempre pensava: se eu pudesse fotografar em Nova York, Tóquio, Paris ou Amsterdã, minhas fotos de rua seriam muito melhores… Mas acontece que é tudo sobre sua imaginação, criatividade e paciência.”

Segundo Vijce, se você mora em uma pequena aldeia, cidade ou uma grande metrópole, não importa. Escolha um local onde passe alguém pelo menos a cada 10 minutos. Quanto mais “feio” for o lugar, mais gratificante e impressionante o resultado pode ser. Vijce decidiu comprovar seu argumento fotografando a entrada do metrô (abaixo), teoricamente um local pouco atraente.

Foto: Vijce
Foto: Vijce

Se você ficar em um cenário por apenas 1 minuto, você descobrirá o que todo mundo vê. Ficar por um tempo maior faz você explorar todos os aspectos e oportunidades. De acordo com Vijce, a chave para o sucesso é aderir a essa localização. Se você está em um pequeno shopping center ou ao lado da estação de correios, dê-se um mínimo de 30 minutos e explore tudo ao seu redor.

Deite-se no chão, caminhe, vire a cabeça para a esquerda, para a direita, para cima e para baixo – tente as perspectivas mais diferentes possíveis. Experimente esta localização em diferentes configurações de luz, tipos de clima e atmosferas. Você notará várias diferenças importantes e sutis que lhe oferecerão novas oportunidades.

Observe o que as pessoas estão fazendo. Tente prever o que vai acontecer. Antecipe o que está acontecendo a seguir para que você possa desenvolver uma composição que abrace o assunto. Mesmo que leve 20 minutos para aparecer uma pessoa, não tem problema. Use esse tempo para pensar nas suas composições.

Veja abaixo as fotos com as descrições de como Vijce alcançou cada resultado:

1. Fotografando a escada por cima

Foto: Vijce

“Para esta foto de rua, usei a luz de fundo do corredor do metrô para destacar o sujeito. Além disso, os corrimãos servem como uma linha de condução. Eu escureci a parte esquerda um pouco no pós-processamento para fazer a transição de escuro para brilhante.”

2. Fotografando a escada por baixo

Foto: Vijce

“Para capturar esse momento, fotografei a escada de baixo. Aguardei o sol para configurar e me assegurar, apenas uma pessoa desceu as escadas. Dessa forma, parece mais reduzido e elegante.”

3. Fotografando a escada rolante

Foto: Vijce

“Para que o sujeito se destacasse, eu fotografei esse adorável cavalheiro diante das luzes do corredor. Eu o coloquei todo à esquerda para que o espectador possa antecipar seu movimento pela escada rolante. No pós-processamento, eu escureci tudo em torno da luz brilhante.”

4. Fotografando a escada rolante de lado

Foto: Vijce

“Eu queria fotografar outra foto focada nas belíssimas linhas. Como você pode ver, você tem os corrimãos do lado, os da escada rolante, os da parede e as luzes no canto superior esquerdo. Não podia acreditar nos meus olhos, quando o mecânico subia nos corrimãos uma noite.”

5. Fotografando os reflexos na escada rolante

Foto: Vijce

“Para esta foto de rua, capturei os reflexos nos lados da escada rolante. Aguardei um pouco até que uma só pessoa surgisse. Pareceria ainda melhor se o cara estivesse no meio. No pós-processamento, usei o split-toning para torná-la um pouco mais azul.”

6. Fotografando duas pessoas descendo

Foto: Vijce

“Eu também queria fotografas as pessoas que desciam. Quando encontrei esse lindo casal, eu o segui. Os reflexos do lado realmente aumentam a atmosfera. Por que eu cortei a cabeça? Neste caso, mudou o foco ainda mais para os reflexos e as cores. No pós-processamento, aumentei a saturação de vermelho e tornei os destaques mais quentes através do split-toning.”

7. Fotografando o fundo da escada rolante

Foto: Vijce

“Quando vi esse cara insanamente incrível pegando a escada rolante, meu coração quase explodiu. Adoro os contrastes entre a tecnologia moderna e um assunto medieval. Por que é tão nebulosa? Eu queria que parecesse surreal, dado o seu aspecto único. Eu coloquei os destaques nas luzes do corredor e o fiz parecer suave com pincel clarity.”

8. Fotografando close da escada rolante

Foto: Vijce

“Quando via um sujeito interessante subindo a escada rolante, descia com ele. Para essa foto, superar meu medo não era um problema. Acabei de capturá-lo enquanto ele olhava para o lugar… O que parece muito legal. No pós-processamento, adicionei uma vinheta bastante escura ao seu redor para destacá-lo mais.”

9. Fotografando escada rolante de lado para cortá-la de uma maneira surreal

Foto: Vijce

“Um dia, quando eu estava ficando sem ideias, virei minha cabeça para a esquerda e para a direita e para cima e para baixo. De repente, notei como eu poderia dar uma rodada surreal. Vire a cabeça para a esquerda. Foi assim que a capturei. Então eu girei ainda mais e recortei. No pós-processamento, eu aumentei um pouco o clarity e fiz parecer um pouco esverdeada através do split-toning.”

10. Fotografando a escada rolante da rua

Foto: Vijce

“Para torná-la mais criativa, fui na rua acima da entrada do metrô. Para dar a harmonia da foto da rua, queria fotografar alguém no meio das escadas rolantes. Para polir um pouco, usei uma vinheta bastante forte ao redor, destacando as peças de prata e aumentei a saturação no guarda-chuva um pouco.”

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail