Iluminação Tecnologia

Como usar o telefone celular para criar uma iluminação noturna mais dramática

Fotografia de gestantes em estúdio

Se você procura uma maneira criativa de fazer uma imagem em condições extremamente escuras, a lanterna do seu celular pode ser uma ferramenta de iluminação surpreendentemente capaz e adaptável. Veja algumas dicas do fotógrafo Frank Myrland para aproveitar este recurso:

Criando uma iluminação dramática

Você pode estar se perguntando: “Por que se preocupar com isso? Minha câmera possui um flash pop-up. Se estiver escuro lá fora, meu flash pode fornecer toda a luz que eu preciso”.

É verdade que você pode usar o flash da sua câmera para iluminar uma imagem mesmo em uma escuridão quase completa. Porém, a luz que vem de um flash pop-up é direta. Uma luz direcional proporciona sombras e profundidade mais agradáveis, enquanto o flash na câmera apaga sombras e texturas.

Outro problema com o flash na câmera é que muitas vezes ele mata a luz ambiente de uma cena. Se você quiser salvar o brilho suave das luzes da cidade no fundo da sua foto, muitas vezes você achará que seu flash na câmera é muito forte e não natural.

Exemplo de foto feita com o flash pop-up da câmera | Foto: Frank Myrland

A direção da luz é muitas vezes o que torna uma foto boa ou ruim. Isso não é apenas para os fotógrafos que usam o flash. Os fotógrafos de luz natural podem passar anos aprendendo a posicionar adequadamente seus modelos em relação ao sol e refletores naturais, a fim de criar uma iluminação mais agradável.

O uso de uma lanterna de telefone celular permite que você leve a luz até o seu modelo em diferentes ângulos, o que pode ser usado para adicionar profundidade, aprimorar texturas e criar uma sensação de drama.

Tirando a foto

A principal vantagem de usar uma lanterna de telefone celular é a acessibilidade. A maioria das pessoas carrega seu telefone onde quer que vá, então não deve ser difícil obter rapidamente duas ou mais fontes de luz para usar para em uma foto.

Foto: Frank Myrland

Detalhes a se levar em conta

Claro que também há algumas desvantagens que você precisa estar ciente ao tirar fotos com esta técnica. Primeiro, a maioria das lanternas do telefone móvel não são muito poderosas. Felizmente, existem três maneiras de tornar a luz mais eficaz:

  1. Use sua maior abertura. Com uma abertura mais ampla, a câmera coletará mais luz – incluindo a luz da sua lanterna. Tenha em mente que isso também tornará a cena inteira mais brilhante, por isso precisa haver um equilíbrio.
  2. Aumente o seu ISO. Um ISO superior significa que o sensor da sua câmera registra mais luz. Novamente, isso efetivamente torna sua lanterna de telefone celular mais forte. Assim como no ponto anterior, isso também tornará o fundo mais brilhante.
  3. Mova a lanterna para mais perto. Salvando o método mais prático para o último – se você não estiver recebendo luz suficiente sobre o assunto, tente aproximar a luz. Claro, talvez você não queira ter uma mão segurando um telefone celular na sua imagem, mas chegar o mais perto que puder, irá adicionar a maior luz possível.

A segunda desvantagem com o uso de lanternas de telefone celular é que a cor da luz pode não ser consistente ou equilibrada com cuidado, como você acharia em um típico flash de câmera. Isso significa que o uso de mais de uma lanterna em uma foto pode resultar em pequenas diferenças de cor.

A última desvantagem é que uma lanterna de telefone é uma pequena fonte de luz e, consequentemente, produz luz dura. Se você quer uma luz excepcionalmente suave que deixa sombras muito fracas, você precisaria usar um grande softbox ou guarda-chuva. Mas nós não estamos esperando a luz do estúdio quando usamos nosso telefone – esta é uma solução rápida para a luz.

Comparação

Mas mesmo com essas desvantagens, usar uma lanterna de telefone permite que você crie uma luz direcional que resulte em imagens mais interessantes. Considere os dois exemplos a seguir:

Esta imagem foi tirada no modo automático. Na escuridão, a câmera decidiu usar o flash pop-up. Mais uma vez, todas as sombras e texturas desapareceram do rosto do sujeito e o ambiente noturno agradável da cidade em segundo plano ficou perdido.

Foto tirada utilizando o flash pop-up da câmera | Foto: Frank Myrland

Ao usar uma lanterna de telefone celular apenas para iluminar o lado do rosto do sujeito, foi possível adicionar profundidade e drama para uma imagem no estilo sombrio como em um filme noir.

Foto tirada utilizando a lanterna de um telefone celular | Foto: Frank Myrland

Pós-processamento

Uma foto iluminada com uma lanterna de telefone celular sempre se beneficiará de algum trabalho na edição. É uma boa ideia fotografar em RAW em vez de JPG para ter a maior flexibilidade possível com suas edições.

A boa notícia é que se você posicionar suas luzes adequadamente durante a foto, você deve ter uma imagem bastante decente diretamente da câmera.

Esta é a imagem não editada, de saída direta da câmera. Já está muito perto do produto final. | Foto: Frank Myrland

O primeiro passo é fazer algumas correções na cor da iluminação. Talvez você precise brincar com o White Balance ou mesmo reduzir seletivamente a saturação em uma cor específica para obter tons de pele naturais. Por exemplo, algumas lanternas de telefone celular podem produzir uma luz excessivamente verde. Diminuir a saturação dos verdes no seu programa de edição ajudará a consertar isso.

Você também pode ter que corrigir alguns hot spots na fase de pós-processamento. Um ponto quente é quando o centro da luz é significativamente mais brilhante do que as bordas. Isso pode ser corrigido usando um pincel para “pintar” o ponto quente um pouco mais escuro.

Esta é a edição final da foto mostrada acima. Converter em preto e branco foi uma maneira de adicionar um clima ao mesmo tempo que ajudava a remover alguns problemas de cores que acompanham o uso de um telefone celular como luz principal. Esta imagem foi tirada em 1/100, f/1.4, ISO 1000.

Foto: Frank Myrland

Claro, se você precisa de iluminação de alta qualidade para uma foto, não espere que sua lanterna do telefone celular produza os mesmos resultados que um softbox. Mas se você estiver apertado e precisar improvisar alguma iluminação com pressa, lembre-se de que você tem uma fonte de luz no seu bolso. 🙂

Fonte: Digital Photography School

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é colaborador do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail