Iluminação

Como fotografar um produto branco em um fundo branco

Black Friday Antecipada

Fotografar itens em um fundo branco é uma técnica comum para fotos de produto. Porém, fica complicado quando você precisa fotografar um produto branco no fundo branco. Nessa situação, você pode ter um problema de exposição para um ou outro. O fotógrafo David Patino do canal PDN Video mostra a configuração de iluminação que você pode usar para tirar esse tipo de foto.

David usou um rebatedor branco em um suporte para seu fundo. O produto que ele está usando é um rolo de papel toalha que ele coloca sobre um pedaço de acrílico, suspenso por um par de c-stands.

Para a iluminação, ele aponta um monolight para o fundo e adiciona um pedaço de cinefoil em cima para evitar que a luz espalhe demais. Para iluminar o produto, ele usa duas tochas com softbox e tela grid, um em cada lado do rolo do produto.

O segredo para fotografar branco sobre branco é separar o produto do fundo. Em outras palavras, você precisa separar a luz do fundo das luzes usadas para o produto. É por isso que David usa cinefoil e tela grid nas luzes.

Antes de começar a fotografar, comece ajustando a iluminação do produto sem iluminar o fundo, até obter uma fotometria adequada.

Foto: David Patino

Depois disso, você pode ativar a luz de fundo e tirar a foto. Você sempre pode ajustar a exposição para cima ou para baixo sobre o produto ou o plano de fundo separadamente, sem afetar um em relação ao outro.

Foto: David Patino

É importante ressaltar que a fotometria do fundo deve ter dois pontos de luz acima da fotometria do objeto ou sujeito iluminados com a luz principal, para que chegue a ficar completamente branco. Outro detalhe importante é manter uma certa distância do fundo branco para que o reflexo não interfira na fotometria principal e cause glare nas bordas.

Fonte: DIYPhotography


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail