Destaque Iluminação

8 tipos de iluminação para você aprender

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-capa
Livro - Sem Medo do Flash

Assim que entramos no mundo da fotografia a primeira coisa que aprendemos é que devemos entender de iluminação, esse estudo é um dos itens que podem diferenciar o nosso trabalho. Cada tipo de luz assume um molde diferente e transmite uma sensação.

1 – Luz Frontal ou Paramount

Essa é a luz que melhor reflete as cores, elas ficam mais intensas e saturadas. Quando usada no retrato é a que melhor reduz as imperfeições da pele, se bem utilizada essa luz pode ser uma arma muito favorável quando aplicada. Mas a luz frontal ou Paramount não é uma luz que favorece texturas e volume.

Curiosidade: O nome Paramount é porque a distribuidora de filmes com este mesmo nome usava este tipo de luz em seus filmes.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-10

2 – Luz Lateral

Esta é uma luz que vai favorecer apenas o lado onde estiver posicionada, tudo vai depender da posição da modelo. Ela acaba escondendo muitas zonas e por isso é muito utilizada no nu artístico e nas fotografias de natureza-morta.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-1

3 – Luz de três quartos ou luz de 45º

Se você procura a luz ideal para realizar retratos clássicos, acabou de encontrar. A posição dessa luz é zenital o bastante para projetar a sombra do nariz até a boca, isso se chama Rembrandt, exatamente porque o pintor costumava usar esse tipo de iluminação em seus quadros. Mas quando a sombra do nariz não chega a tocar os lábios, chama-se iluminação de laço.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-2

4 – Luz de Kicker ou de recorte

Diferente dos outros tipos de iluminação essa luz não foi criada para iluminar e sim para criar efeitos, por isso são utilizadas como luz principal.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-3

5 – Luz de três quartos + kicker

Essa combinação de iluminação gera um resultado muito agradável. Direcionar o rosto da modelo para a luz principal dá um resultado de luz que cobre o rosto todo, enquanto a luz de recorte resulta no brilho do cabelo.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-5

6 – Contraluz

A luz está localizada atrás da modelo e define o contorno e recorta. Sua medição difere da luz que simplesmente ilumina.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-4

7 – Luz Zenital

É a que mais estamos acostumados a ver, são as lâmpadas das nossas casas e a luz do sol que provocam esse efeito. O resultado é bem agradável, porém uma luz Zenital muito concentrada pode gerar sombras em excesso.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-6

8 – Luz negativa

A famosa iluminação dos filmes de terror, a luz negativa é o contrário da Zenital. Ela está posicionada de baixo para cima, dando uma sensação sinistra.

iphoto-oitotiposdeluzparaaprender-7

Para aprender mais sobre fotografia e iluminação conheça o livro Sem medo do flash, de José Antonio Fernàndez. Você pode adquiri-lo na loja online da iPhoto Editora.

Semana da Fotografia 2017
Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail