Iluminação Inspiração

4 configurações de iluminação inspiradas nas obras de Caravaggio

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, foi um dos maiores pintores italianos durante o Renascimento. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco e até hoje é referência nas artes por causa da iluminação dramática de suas obras.

Inspirado na obra do pintor e nos filmes noir, Fletcher Murray, do canal Advancing Your Photography, criou um vídeo onde apresenta 4 configurações de iluminação que podem ser facilmente produzidas utilizando objetos do nosso cotidiano. Assista abaixo:

  1. Na primeira configuração, Murray usa duas luminárias de mesa e papel preto para direcionar a luz principal a partir de dois pontos opostos, na parte superior da cena. A luminária sobre a mesa cria a luz de preenchimento.
  2. Na segunda montagem, ele usa uma lâmpada dicróica MR16 no teto com um gel azul para difusão como luz principal e um ProGear 1000 Lighthouse Beacon – uma espécie de lanterna que é normalmente utilizada presa na cabeça para atividades noturnas ao ar livre – como luz de recorte.
  3. No terceiro esquema de iluminação, Murray utiliza os faróis frontais de um automóvel como luz principal e as luzes traseiras rebatidas em um muro como preenchimento.
  4. Na quarta configuração, assim como no exemplo anterior, ele usa os faróis do automóvel, mas dessa vez para iluminar o fundo, enquanto os carros que passam na rua criam uma iluminação de preenchimento momentânea, relevando o rosto da atriz.

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!