História da Fotografia

Série “Os grandes movimentos fotográficos” é lançada em DVD

Série Film Still – « Planche 21 » © Cindy Sherman Untitled Film Still, 1978 black and white photograph 8 x 10 inches 20.3 x 25.4 cm Courtesy of the Artist and Metro Pictures
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

O Instituto Moreira Salles acaba de lançar o novo título da coleção de DVDs IMS. Photo: Os grandes movimentos fotográficos é uma série de documentários dividida em três volumes, que revelam os segredos que marcaram a história da arte fotográfica, do seu início até os dias atuais. O primeiro volume é composto pelos filmes A fotografia surrealista (França, 2009. 26’), A nova objetividade alemã (França, 2011. 26’), Os pioneiros (França, 2011. 26’) e A fotografia encenada (França, 2011. 26’).

Em A fotografia surrealista, de Stan Neumann, são exibidas obras de Man Ray, Dora Maar, Manuel Álvarez Bravo, André Kertész e Brassaï, alguns dos maiores fotógrafos do século XX. Interessados pelo rigor e pela objetividade técnica da fotografia, criticavam, ao mesmo tempo, sua pretensão de retratar fielmente a realidade. Durante os anos 1930, suas imagens encarnaram o lado mais intenso e vital do surrealismo.

Sans titre
© The Estate of Ralph Eugene Meatyard, courtesy Fraenkel Gallery, San Francisco

A nova objetividade alemã, do mesmo diretor, aborda o empreendimento singular assumido pelo casal alemão Hilla e Bernd Becher a partir do final dos anos 1950: criar um inventário fotográfico das construções industriais destinadas a desaparecer na Alemanha, como os reservatórios de água, silos e altos-fornos. Em um período de 30 anos, a chamada Escola de Düsseldorf, formada pelo casal Becher, e que teve como alunos Andreas Gursky, Candida Höfer, Petra Wunderlich, Thomas Struth e Thomas Ruff, transformaria radicalmente a prática fotográfica.

Sobre o trabalho do casal Becher, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Mauricio Lissovsky, no livreto que acompanha o DVD, questiona:

“O que poderia ser mais necessário, naquele momento, que afirmar o caráter ordinário da arte dos homens comuns, quando líderes extraordinários recentes, mergulhados em mitologia, haviam ceifado milhões de vidas nos campos de batalha e de extermínio?”

Série Hitler moves east
David Levinthal © ADAGP, Paris 2011

O filme Os pioneiros, também de Neumann, ilustra a disputa, entre 1850 e 1860, de fotógrafos na França e na Inglaterra pelo reconhecimento da fotografia como arte. Esta foi a época de Félix Nadar, Gustavo Le Gray, Édouard Baldus, Henry Peach Robinson, Oscar Gustave Rejlander, Roger Fenton: os primeiros a explorar as possibilidades da criação fotográfica e suas abordagens da realidade.

A fotografia encenada, de Alain Nahum, expõe a ambiguidade do realismo fotográfico presente na staged photography de Jeff Wall, Bernard Faucon, Cindy Sherman, David Levinthal, Ralph Eugene Meatyard e Mac Adams. A partir dos anos 1960, a fotografia encenada deixa de ser considerada ingênua ou obsoleta, absorvendo as influências externas do cinema, do teatro, da performance e da escultura.

« Smoke and condensation »
© Mac Adams / GB Agency

O primeiro volume de “Photo: Os grandes movimentos fotográficos” é acompanhado por um livreto com o ensaio “O teatro das evidências”, de Mauricio Lissovsky. O DVD está à venda nas lojas dos centros culturais do IMS, na loja virtual e em livrarias pelo preço de R$ 44,90.

Fonte: Bianca Kirklewski/IMS


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Da Redação

Da Redação

As últimas novidades no mundo da fotografia e as melhores exposições e mostrar direto da Redação do iPhoto Channel. Tem alguma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!