História da Fotografia

O que a Kodak disse sobre a fotografia digital em 1975?

Black Friday Antecipada

Em 1975, um engenheiro de 24 anos chamado Steven Sasson inventou a fotografia digital enquanto trabalhava na Eastman Kodak, criando a primeira câmera digital do mundo. Porém, a empresa não estava entusiasmada com a mudança na indústria.

A câmera de 8 quilos que Sasson montou disparava fotos em preto e branco de 0,01 megapixel e gravava os arquivos em fitas cassete. Cada foto levava 23 segundos para ser registrada, e a única maneira de vê-las era através de uma tela de televisão padrão.

A câmera e o sistema de reprodução criados por Sasson foram o início da era da fotografia digital. Porém, quando o jovem engenheiro mostrou a nova tecnologia para os executivos da Kodak, eles não conseguiram ver o potencial do que a fotografia digital poderia se tornar.

“Eles estavam convencidos de que ninguém jamais gostaria de ver suas fotos em um aparelho de televisão. A impressão estava conosco há mais de 100 anos, ninguém se queixava das impressões, elas eram muito baratas”, disse Sasson ao New York Times.

Na época, a Kodak era a marca dominante na indústria de fotografia nos Estado Unidos e não queria arriscar seu estabelecido negócio de filme. Eventualmente, a empresa acabou mudando para o digital… apenas 18 anos depois. A Kodak declarou falência em 2012.

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail