História da Fotografia

Esta “câmera-metralhadora” japonesa era usada na Segunda Guerra Mundial

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

No fim do ano passado, uma câmera alemã utilizada na Segunda Guerra foi colocada à venda na internet. Mais recentemente, uma “câmera-metralhadora” japonesa que também foi utilizada durante o conflito foi colocada à venda no eBay por US$ 4.499.

A câmera Konishoruko Rokuoh-Sha Type 89 foi usada para exercícios de treinamento militar. Antes da era de pequenas câmeras digitais, as forças aéreas do mundo montaram grandes câmeras de filme em aviões de combate para batalhas reais e treinamento.

As câmeras de batalha foram utilizadas para confirmar as mortes por pilotos adversários, enquanto as câmeras de treinamento em formato de armas eram usadas para avaliar a precisão dos pilotos de combate sem ter que usar munição real.

O site especializado em artigos militares antigos International Military Antiques descreve a câmera como “um dispositivo de treinamento multiuso”, que era montada em uma carcaça de grandes dimensões, adequada para instalação em uma montagem de asa ou na porta lateral.

Quando o gatilho é puxado, a câmera é executada, com a filmagem sendo feita com a mira da arma, assim como utilizando um cronômetro opcional. Após o desembarque, o filme pode ser analisado pelos formadores para avaliar o resultado do treino.

“A câmera está em excelente condição geral, especialmente considerando que foi usado durante a guerra”, afirma o vendedor do eBay westborncam1. “Ela foi testada na minha melhor habilidade, e tudo parece estar bem: o enrolador mantém firme tensão e libera quando disparado. O obturador pode ser ouvido e o transporte de filme responde corretamente”

Além da câmera, o interessado em adquirir essa relíquia receberá uma braçadeira e suporte de montagem, quatro latas com 3 carretéis de filme de 35mm vazios, um cabo de disparo rápido, peças diversas e um baú para guardar todo o equipamento.

A empresa japonesa fabricante da câmera, Konishoruko, veio a ser tornar a conhecida marca de câmeras populares Konica, que se fundiu com a Minolta em 2003 para formar a atual empresa Konica Minolta.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!