História da Fotografia

A 1ª câmera digital da história tinha apenas 0,01 megapixel

Fotografia de gestantes em estúdio

“Eu acreditava que o consumidor ficaria satisfeito com 2 megapixels. Posso soar bobo hoje em dia, mas naquela época isso era um grande número”, diz Steven Sasson, inventor da primeira câmera digital do mundo. Ironicamente, Sasson trabalhava na Kodak quando criou a câmera. A Kodak não apostou na ideia na época, em 1975, já que dominava o mercado da venda de filmes fotográficos. E foi justamente isso que acabou com a empresa anos depois.

iphoto-primeira-1-camera-digital-da-historia (2)

A câmera pesava 3,6 quilos e fotografava em mero 0,01 megapixel. Precisava de 23 segundos para que a imagem fosse gravada em uma Fita K7 digital, o cartão SD da época, e mais 23 segundos para a leitura da foto. Cada fita tinha espaço para 30 imagens.

iphoto-primeira-1-camera-digital-da-historia (3)

No vídeo abaixo, Steven fala sobre a câmera e conta sobre as dificuldades que enfrentou no desenvolvimento do equipamento. A primeira foto digital feita pela câmera foi de uma técnica de laboratório chamada Joy, em dezembro de 1975, mas infelizmente Steve não guardou a imagem.

O protótipo da câmera digital Kodak foi feito a partir de peças de câmeras de filme Super 8 da empresa. Steven Sasson também incluiu placas de circuito personalizadas, e usava um sensor CCD que fotografava em preto e branco.

Uma foto feita pela câmera sendo mostrada em um antigo monitor
Uma foto feita pela câmera sendo mostrada em um antigo monitor

Via DIY Photo


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail