Fotopédia

A consciência fotográfica de W. Eugene Smith

Black Friday Antecipada

A vida de fotógrafo começou cedo, com apenas 15 anos de idade Eugene Smith havia publicado suas primeiras fotografias em dois jornais locais. Sua carreira foi marcada pelo profissionalismo, dedicação e amor à fotografia. As imagens realizadas durante a Segunda Guerra Mundial tornou-o uma das grandes referências no fotojornalismo.

iPhoto - W. Eugene Smith (1)

Foi correspondente de guerra para a revista Flying entre 1943 e 1944, e depois contribuiu com coberturas para a Life, onde deixou um enorme legado. Smith seguia a máxima de Robert Capa “Se suas fotos não são boas o suficiente, então você não está perto o suficiente”, por isso buscava sempre aproximar-se do assunto fotografado, e assim elas passaram a traduzir todo o terror da guerra. Em 1955, após a cobertura de tantos eventos e marcos importantes, tornou-se membro da agência Magnum.

iPhoto - W. Eugene Smith (2)

A tradição humanista de Eugene Smith foi tema de ensaios importantes em sua carreira, como em Aldeia Espanhola, mesmo após a sua morte sua maior característica continua sendo disseminada por meio da Eugene Smith Foundation, que desde 1979 concede bolsas para a realização de ensaios que sigam os preceitos sociais do fotógrafo: o humanismo.

iPhoto - W. Eugene Smith (2)

iPhoto - W. Eugene Smith (3)

iPhoto - W. Eugene Smith (3)

iPhoto - W. Eugene Smith (4)

iPhoto - W. Eugene Smith (5)

iPhoto - W. Eugene Smith (6)

iPhoto - W. Eugene Smith (7)

iPhoto - W. Eugene Smith (9)

iPhoto - W. Eugene Smith (14)

iPhoto---W.-Eugene-Smith-(1)

iPhoto---W.-Eugene-Smith-(12)

iPhoto---W.-Eugene-Smith-(13)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

06/31


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail