Livro celebra 60 anos de carreira do premiado fotojornalista Sérgio Jorge

Com mais de 60 anos de profissão, o fotógrafo Sérgio Jorge esteve presente em inúmeros acontecimentos importantes da história do Brasil nos tempos áureos do fotojornalismo. Ele registrou a inauguração de Brasília, as primeiras corridas automobilísticas em Interlagos, o incêndio do Edifício Joelma e esteve na demarcação brasileira no Polo Sul, entre vários outros acontecimentos importantes.

Autodidata, Sérgio trabalhou nos jornais O Dia e Gazeta Esportiva no início de sua carreira e por 11 anos na revista Manchete. Em 1960 venceu o primeiro Prêmio Esso de Jornalismo, com uma foto que retrata a luta de um garoto para salvar seu cão do homem da carrocinha. Na década de 1970, como repórter da editora Abril, ajudou a criar o Estúdio Abril de Fotografia, responsável pela formação de diversos profissionais.

“Se você não tem uma foto antiga, você não tem a história de um acontecimento. Se você não tem hoje nenhuma foto dos seus avós ou da sua família, seus filhos não terão uma história para contar no futuro. E o futuro sempre quer ouvir uma história” – Sérgio Jorge

Para homenagear o fotógrafo e eternizar o seu legado, a Mogiana Produções Culturais está lançando o livro “Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo”. A publicação reúne aproximadamente 150 fotografias em preto e branco em um total de 200 páginas, com projeto gráfico do designer Nosbielg Pires, textos da jornalista Regina Helena Paiva Ramos e Rubens Fernandes Junior e coordenação executiva de Reginaldo Leme.

Os recursos para a impressão estão sendo captados através de uma campanha de financiamento coletivo. Quem tiver interesse em colaborar pode adquirir um exemplar do livro a partir de R$ 110 no site Catarse. Os primeiros 200 exemplares serão autografados e enviados com frete gratuito. Veja abaixo algumas das imagens realizadas pelo fotógrafo ao longo de sua extensa carreira:

Incêndio no Edifício Joelma, em 1974 | Foto: Sérgio Jorge
Construção de Brasília, na década de 1950 | Foto: Sérgio Jorge
Foto vencedora do Prêmio Esso, em 1960 | Foto: Sérgio Jorge

Artigos relacionados