Fotojornalismo

Imagem de assassinato em exposição de arte é a Foto do Ano do World Press Photo

Foto: Burhan Ozbilici
Black Friday Antecipada

O World Press Photo, um dos mais importantes concursos de fotojornalismo do mundo, acaba de divulgar os vencedores da edição de 2017. A Foto do Ano foi para Burhan Ozbilici, autor de uma imagem que chocou o mundo: o assassinato do embaixador russo Andrei Karlov. O embaixador foi assassinado quando inaugurava uma exposição de arte em Ankara, na Turquia, e foi assassinado pelo policial turco Mevlüt Mert Altıntaş. 

“O evento parecia rotineiro, a abertura de uma exposição de fotografias da Rússia. Então, quando um homem de terno escuro e gravata puxou uma arma, fiquei surpreso e pensei que era uma encenação teatral. Em vez disso, foi um assassinato friamente calculado, desdobrando-se na minha frente”, contou Ozbilici para a AP.

De acordo com o júri, foi uma decisão muito difícil escolher a foto de Burhan Ozbilici como Foto do Ano, mas no final das contas eles entenderam que a imagem fala verdadeiramente sobre o ódio dos tempos atuais.

Foto: Burhan Ozbilici
Foto: Burhan Ozbilici

Brasileiros na premiação

Neste ano, dois brasileiros tiveram destaque no World Press Photo: Lalo de Almeida, fotógrafo da Folha de São Paulo, e Felipe Dana. Lalo ficou em 2º lugar na categoria Contemporary Issues (stories) com foto que mostra criança nascida com microcefalia após o surto de Zika vírus no Brasil. Já Felipe Dana, fotógrafo da Associated Press, ficou em 3º lugar na categoria Spot News (single image), com foto do conflito armado em Mosul, no Iraque.

Foto: Lalo de Almeida
Foto: Lalo de Almeida

Você pode ver todos os vencedores diretamente no site do World Press Photo – apenas saiba que haverá imagens com conteúdo que pode ser chocante para algumas pessoas.

Foto: Felipe Dana
Foto: Felipe Dana

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail