Fotojornalismo

Fotógrafo que ficou cego por tiro da PM lança abaixo-assinado contra decisão de juiz

Fotografia de gestantes em estúdio

Falamos aqui no iPhoto Channel sobre a decisão do juiz Olavo Zampol Júnior, da  10ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, que julgou como culpado o fotógrafo Sérgio Silva por ter perdido o olho enquanto fotografava em meio a uma manifestação. Sérgio foi alvejado por uma bala de borracha da Polícia Militar.

“Antes de ser ‘o fotógrafo que perdeu o olho’, sou um ser humano mutilado pela Polícia Militar. O órgão que perdi não era essencial apenas para minha profissão: era essencial para minha vida”, escreve Sérgio Silva.

Indignado com a decisão, Sérgio Silva lançou um abaixo-assinado para que seja revisto o julgamento. No abaixo-assinado com o título “Não sou culpado pela bala de borracha que me cegou”, o fotógrafo Sérgio Silva pede o apoio de colegas e comunidades para ajudar a reverter a decisão. Lançado no dia 19/08, o abaixo-assinado já conta com mais de 30 mil assinaturas.

Arte divulgada na internet em apoio a Sérgio Silva
Arte divulgada na internet em apoio a Sérgio Silva

“Assim como muitos outros profissionais, eu estava registrando o protesto que tomou o centro de São Paulo contra o aumento da tarifa de transporte público em 13 de junho de 2013. Quando a repressão começou, resolvi focalizar a tropa de choque em posição de ataque na esquina da Rua da Consolação com a Rua Maria Antonia. Fiz algumas fotos. Ao abaixar a câmera, senti o impacto. Naquela noite, a Polícia Militar reconhece haver disparado 506 balas de borracha. Uma delas encontrou meu olho”, diz o fotógrafo no texto do abaixo-assinado.

iphoto-abaixo-assinado-fotografo-sergio-silva-perdeu-o-olho-na-manifestacao (1)
Arte divulgada na internet em apoio a Sérgio Silva

Sérgio Silva, no momento em que foi atingido, estava fazendo seu trabalho como fotojornalista: registrar os acontecimentos da sociedade, transmitir em imagens (e de perto aquilo) que quem está longe não poderia de outra forma ver. Depois do ocorrido, o fotógrafo perdeu diversos trabalho, ficando 5 meses sem renda. Silva recorrerá da decisão. O abaixo-assinado encontra-se para assinatura no site Change.org.

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail