Conheça a plataforma online dedicada às mulheres fotojornalistas

A Women Photograph é uma plataforma online fundada pela fotógrafa documentarista Daniella Zalcman com o objetivo de promover o trabalho de fotojornalistas mulheres. Criada em 2017, a iniciativa já reúne 700 nomes de 91 países diferentes.

“Nossa missão é mudar a composição de gênero da comunidade de fotojornalismo e garantir que os principais contadores de histórias de nossa indústria sejam tão diversos quanto as comunidades que esperam representar”

Além da visibilidade, a plataforma oferece bolsas para o financiamento de projetos fotográficos desenvolvidos por mulheres (e a partir deste ano também para pessoas não-binárias) de qualquer nacionalidade, que demonstrem um compromisso de longo prazo com um projeto documental.

Foto: Adriana Zehbrauskas

As mulheres no fotojornalismo

Pesquisa do New York Times indica que as mulheres representam a maioria entre os estudantes de graduação e pós-graduação em fotojornalismo nos Estados Unidos. Elas também figuram em cargos de destaque em publicações importantes como a revista National Geographic.

Porém, apesar dessa representatividade, poucas trabalham no campo, a serviço de notícias internacionais. De acordo com os dados do World Press Photo, um dos maiores prêmios de fotojornalismo do mundo, apenas 15% das inscrições foram feitas por mulheres entre 2013 e 2017.

Segundo a jornalista Giovanna Maradei, da Vogue, as razões para essa ausência são diversas e vão “desde o machismo institucional até uma desconfiança por parte de grandes contratantes em relação a capacidade da mulher de trabalhar no campo, carregando equipamentos pesados e vivendo situações extremas”.

“São dificuldades e estereótipos que para alguns podem parecer plausíveis em um primeiro momento, mas que  o Women Photograph prova que, ao menos uma vez, já foram devidamente vencidas e desconstruídos”, diz Giovanna.

Foto: Lianne Milton

Artigos relacionados