Fotojornalismo

Capa icônica da National Geographic, “Menina Afegã” é presa e fotógrafo se pronuncia

A capa da National Geographic com a menina Sharbat Gula, fotografada por Steve McCurry no Paquistão | Foto: AP Photo/B.K. Bangash
eBook: 7 Passos Para Transformar Fotografia Em Profissão

A fotografia “A Menina Afegã”, de Steve McCurry, é uma das mais marcantes da história da fotografia. Através dos olhos cintilantes da menina, o fotógrafo denunciava das condições de refugiados fugindo para o Paquistão para escapar do conflito no Afeganistão, em 1984. A então menina Sharbat Gulla, que hoje é uma mulher de 46 anos, foi presa na última quarta-feira, dia 26/10, e tomou o noticiário internacional.

Sharbat Gula fotografada pela Agência de Investigação Federal do Paquistão (FIA)
Sharbat Gula fotografada pela Agência de Investigação Federal do Paquistão (FIA)

Ela foi detida pela Agência de Investigação Federal do Paquistão (FIA) por usar uma identidade falsa e estar vivendo ilegalmente no Paquistão. Sharbat tentava obter uma carteira de identidade oficial do Paquistão usando o nome de Sharbat Bibi.

O fotógrafo Steve McCurry entre as duas fotos que fez de Sharbat Gula, uma quando ela era criança e anos depois quando a reencontrou adulta | Foto: Getty
O fotógrafo Steve McCurry entre as duas fotos que fez de Sharbat Gula, uma quando ela era criança e anos depois quando a reencontrou adulta | Foto: Getty

Steve McCurry se posicionou sobre o caso em sua conta do Instagram, condenando o acontecido:

“Duas horas atrás, soube de um amigo de Peshawar, no Paquistão, que Sharbat Gula foi presa. Estamos fazendo tudo o que podemos para saber dos fatos, contatando nossos colegas e amigos na área. Estou comprometido a fazer qualquer coisa, tudo o que for possível, para prestar apoio jurídico e financeiro para ela e sua família. Oponho-me a esta ação das autoridades nos mais fortes termos. Ela sofreu durante toda a sua vida, e sua prisão é uma violação flagrante dos seus direitos humanos”, disse Steve McCurry.

Gulla poderá ser condenada entre 7 a 14 anos de prisão e uma multa de até US$ 5.000 caso seja considerada culpada por fraude.

Leia também: A história por trás da fotografia “A Menina Afegã”

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail