Entrevista Fotojornalismo

Alan Marques comenta sobre os caminhos e perigos do fotojornalismo – #ExclusivoiPhoto

Black Friday Antecipada

Em uma entrevista exclusiva para o iPhoto Channel o fotojornalista da Folha de São Paulo, Alan Marques conversou um pouco sobre os desafios da profissão, a tensão política em Brasília, como isso está sendo refletido na fotografia, a violência contra os fotógrafos, além de dar algumas dicas para os futuros repórteres-fotográficos.

iPhoto - Alan MArques

Trabalhar com fotojornalismo no momento atual de nosso país e não expressar a sua opinião por meio das imagens, parece ser quase impossível. Ainda mais quando você está no centro desses acontecimentos, Brasília. No jornalismo e na fotografia a imparcialidade é praticamente um mito. Alan acredita que todo fotógrafo tem que ser crítico caso contrário suas imagens perdem a relevância e seriam apenas um registro banal do momento.

A violência contra fotógrafos foi um dos temas abordados, pois ser fotojornalista é ocupar um espaço onde ninguém deveria estar. Um bom exemplo são os protestos que estão acontecendo pelo país e a quantidade de notícias de fotógrafos que estão perdendo suas câmeras para a violência. Um caso emblemático é do cinegrafista Sérgio Silva, que estava cobrindo uma manifestação quando foi atingido por uma bala de borracha no olho, e perdeu a visão. Durante a entrevista Alan teceu sua opinião sobre a decisão judicial de declarar Sérgio como o culpado.

A dica para os entusiastas desta profissão é estar antenado nos acontecimentos do seu país. Esse estudo deve ocorrer em todas as áreas não apenas naquela em que você pretende se especializar. Na entrevista Alan discorre sobre a construção de narrativa dentro do fotojornalismo, e como uma imagem comunica seu leitor.

Quer saber mais? Confira a entrevista completa!

 


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail