AFP e Getty terão que indenizar fotógrafo

Foto de Morel, distribuída indevidamente, estampou capa de jornais mundo afora
Foto de Morel, distribuída indevidamente, estampou capa de jornais mundo afora (foto: Daniel Morel)

Uma foto do terremoto no Haiti resultou num tremendo prejuízo para as agências France Press (AFP) e Getty Images. É que o autor da imagem, o fotógrafo haitiano vencedor do World Press Photo Daniel Morel, acionou as duas agências na justiça por uso indevido de imagem.

Na última sexta-feira, o júri em Nova York, que já havia dado ganho de causa ao fotógrafo, estabeleceu a punição: a AFP e a Getty terão que pagar US$ 1,2 milhão (em torno de R$ 2,75 milhões) a Morel, o valor máximo previsto nos Estados Unidos para compensação por danos legais, segundo o site Photo District News, citado pelo portal G1.

Em 2010, Daniel Morel fez uma série de fotos durante a tragédia em seu país, e publicou no Twitter. Enquanto muitas agências entraram em contato para comprar as imagens ou obter autorização de uso, a AFP e a Getty repassaram as fotos a seus clientes sem a autorização do fotógrafo, redundando em publicações em capas de jornais, revistas e sites mundo afora.

Conforme relata o G1, o haitiano entrou em contato com as agências e ouviu dos advogados que o “vazamento” foi motivado por um erro. Como compensação, sugeriram pagar 275 mil dólares. Morel não aceitou o argumento e nem a oferta e entrou na justiça, que decidiu  a seu favor em janeiro deste ano.

Artigos relacionados