Uso do flash em Fotografia de Newborn: pode ou não pode?

Ontem os portais de jornalismo do mundo inteiro foram pegos de surpresa por uma notícia de que um bebê chinês teria ficado cego graças a um flash de celular. A notícia gerou bastante polêmica nas redes sociais, acalorando debates sobre fotografia. Porém, é importante frisar: este ocorrido aparentemente foi provocado por uma pessoa leiga, não por um fotógrafo profissional.

Fotomontagem criada pelo iPhoto Channel.
Fotomontagem criada pelo iPhoto Channel.

Uma das questões levantadas pelos nossos leitores foi o uso do flash dedicado. Afinal: pode ou não pode usar? O fotógrafo e especialista em iluminação com flash dedicado Leandro Nunes concedeu uma entrevista exclusiva para o iPhoto Channel sanando essa e outras dúvidas, além de explicar as influências e diferenças entre o flash e a luz natural na Fotografia de Newborn. Confira:

iPhoto Channel – Esta notícia sobre a cegueira do bebê levantou uma questão muito forte, que perguntamos agora para você: é recomendado usar flash dedicado em ensaio Newborn?

Leandro Nunes: SIM, pode-se usar flash. O bom senso é apontado neste momento, assim como a maioria dos fotógrafos utilizam luz de janela, você pode simular isso com o flash dentro de um soft box ou hazy light.

iC – Muitos dos nossos leitores argumentaram que a Fotografia de recém-nascidos deve ser feita com luz natural ou luz contínua. Como especialista em iluminação com Flash Dedicado, qual a sua opinião sobre esse tabu em usar o flash?

LN: O tabu existe porque os fotógrafos em questão, NÃO SABEM USAR O EQUIPAMENTO FLASH. Vamos para parte técnica do assunto.

– Uma luz de janela com o sol rebatido em uma parede pode gerar com: ISO 100 – 1/125 o diafragma f11 ou f8

– Uma janela difusa pode gerar com: ISO 100 – 1/125 o diafragma entre f8 e f5.6

Muito bem, mas os fotógrafos de New Born gostam de usar o f1.2 / f1.4 / f1.8 e com isso elevam a velocidade do obturador ou difundem mais com tecidos translúcidos ou distância da janela. A fotografia é mais rápida, mas a criança se mantem recebendo nas PALPEBRAS (e não diretamente no olho), a luz contínua durante todo o ENSAIO.

Agora o flash: Ele trabalha em AVOS DE SEGUNDO, mais rápido que o obturador da câmera e podendo definir sua frequência para a mais rápida com uma potência consecutivamente mais baixa, que é 1/128 de potência. Dentro de modificadores produz uma luz suave e com o diafragma direto em f1.2 / f1.4 / 1.8 a partir de 2 metros de distância ou menos.

Ou seja, o tempo de iluminação é muito curto em relação à luz contínua e, com toda a certeza no que estou escrevendo, INCOMODA MUITO MENOS A RETINA DA CRIANÇA, com a luz passando pelas PALPEBRAS, lembrando que um recém-nascido, mal abre os olhos.

Vamos ao exemplo: 

Flash guia 45 dentro de soft box a 2 metros com a potência 1/1 o diafragma será f11

Vamos a tabela:

 1/1 – f11

½ –  f8

¼ – f5.6

1/8 – f4

1/16 – f2.8

1/32 – f2.0

1/64 – f1.4

 iC  – Quais as formas mais adequadas para usar o flash em um ensaio fotográfico Newborn?

LN: Evitar a luz direta, sempre dentro de acessórios que modifiquem a luz.

iC – Agora, voltando para o caso do bebê chinês, trazendo para nossa realidade: quais os cuidados que pais e mães, assim como amigos da família, devem tomar ao fotografar o bebê em casa para não machucar a criança com a iluminação?

LN – Nenhum, o caso é FICÇÃO. Tenho 3 filhos e fotografei dois com filme e flashs, eles enxergam muito bem. Hoje os flashs de máquinas compactas podem definir potência ao contrário das antigas, que o flash na maioria era com potência fixa. Os celulares são com luz de led, fracos e suaves. Pode registrar a vontade.

banner_newborn_

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. O ocorrido foi com flash de celular, o flash de celular não é suave, ele tem uma potência relevante, se você fizer um teste com você mesmo colocando o flash do celular a dois palmos de distância do seu olho, você verá que doi e muito, até porque os flashs de celulares são diferentes, eles passam um certo tempo ligado, muito mais que um flash dedicado, e logo em seguida dispara outra luz ainda mais forte, isso pode não só prejudicar a visão de um bebê quanto a de um adulto também. O recomendado é não usar flash em celulares para fotografar crianças ou pelo menos manter uma distância legal.

  2. Quando você diz “pode usar a vontade” quem não intende vai apontar umaa câmera qualquer e disparar flash direto no rosto do bebê, normalmente sem saber regular a intensidade. Para um profissional claro que pode usar a vontade, mas e o resto?
    Acho completamente desnecessário, eu tenho foto-sensibilidade e flash direto, tanto de câmera quanto celular me incomodam muito, imagino para um bebê. Meu filho eu só fotografo sem uso de flash.