Fotografia de bebês Fotografia newborn

Newborn Secrets: o carinho da fotografia de bebês

A fotógrafa Vanessa Atalla | Foto: Ruca Souza
Black Friday Antecipada

A 8ª edição da Semana da Fotografia trouxe novidades em sua estrutura, tornando-se 3 congressos em 1. Começou com o VideoMaker Conference, dias 16 e 17/03, voltado para produção de audiovisual, depois a Semana da Fotografia em si, nos dias 20, 21 e 22/03, com os maiores nomes da fotografia no Brasil e terminou com o Newborn Secrets, dias 23 e 24/03, congresso especializado em cada etapa da fotografia de recém-nascidos.

Altair Hoppe abre o Newborn Secrets
Altair Hoppe abre o Newborn Secrets

Na verdade, o Newborn Secrets foi muito mais além, tratando também de assuntos como a fisiologia do bebê, a fotografia de parto e o acompanhando do crescimento do bebê. Confira um pouquinho do que rolou neste que é um dos eventos mais carinhosos de fotografia do país.

 Primeiro Dia

A palestra que abriu o Newborn Secrets trouxe um assunto importantíssimo para aquelas fotógrafas e fotógrafos que decidem trabalhar com bebês. Com o tema “Fisiologia do bebê: dicas e cuidados”, Dr. Luciana Herrero explicou detalhes importantíssimos do organismo e comportamento dos recém-nascidos, falando sobre as reais necessidades do bebê. “Chorar é natural”.

“Quando a gente não sabe o que esperar do bebê, a gente se decepciona. Até nós profissionais e fotógrafos temos expectativas irreais sobre bebês”, disse Dr. Luciana Herrero

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

Dr. Luciana explicou diversos aspectos perigosos no lidar com o bebê, como o burnout e as posições altamente perigosas na hora de fotografar, que podem lesionar o neném.

“Fazer uma criança parar de chorar porque deixou chorando é fazer burnout. Quando o bebê chora, chora, chora e você não atende, dentro do cérebro dele diz assim ‘eu desisto, ninguém vai atender’ e o sistema nervoso dele entra no módulo de defesa. Esse módulo de defesa ‘desliga’ o choro dessa criança para preservar energia. A criança desiste emocionalmente de ser atendida”, explicou Dr. Luciana.


Ela orientou como posicionar de forma segura, respeitando a estrutura da criança. Ela também falou da relação de simbiose da mãe e do bebê, da gestação extra-útero e da necessidade de se receber com carinho não só a criança, mas também a mãe. “A mãe é um grande amplificador de emoções para o bebê”.

A segunda palestra do dia tratou sobre um assunto super agradável e importante na composição fotográfica, o uso das cores. Em “Os segredos para compor cores e acessórios em ensaios newborn”, a fotógrafa Bruna Sorbelo ensinou como funciona a combinação de cores baseando-se no círculo cromático e outras regras de composição e proporção.

 “A gente tem que sempre estar buscando variar as cores na composição, assim cada cliente terá uma foto diferente”, orientou Bruna Sorbelo.

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Alex Hoppe
Foto: Alex Hoppe

Explicou que, antes do ensaio em si, é interessante tirar a dúvida se a combinação vai dar certo fotografando os acessórios e roupinhas juntos, sem o bebê. Bruna mostrou na prática, no palco do Newborn Secrets, como é fazer esta combinação de cores criando inicialmente uma paleta de cores e depois utilizando acessórios com as cores relacionadas.

Bruna falou também  da necessidade de investir no próprio processo criativo, fazendo pesquisas e aumentando a bagagem cultural com referências. Além disso, organizar essas referências de uma forma lógica e fácil de se consultar, como em painéis de inspiração e quadros de estilo.

A terceira palestra do dia foi da autora do livro “Guia prático para fotografar newborn”, Paloma Schell. Com a palestra “Como definir o estilo e a linguagem de seus ensaios newborn?”, Paloma deu uma verdadeira aula sobre linguagem fotográfica. Passeou pelos diversos tipos de linguagem na fotografia newborn dando exemplos esclarecedores sobre cada estilo, mostrando como a linguagem diferencia profundamente um profissional do outro.

“Que mensagens quero transmitir? Como transmitir essas mensagens é onde mora a linguagem fotográfica”, disse Paloma Schell.

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Alex Hoppe

A fotógrafa explicou que a linguagem se diferencia quando usamos diferentes iluminações, cores, estética e até mesmo balanço de branco, o que transmite diferentes mensagens. E para realizar tudo isso, a necessidade de conhecer a técnica fotográfica, sendo que a linguagem de uma fotógrafa se torna nítida quando ela a trabalha de uma forma contínua, uniforme. Na palestra, Paloma também trouxe um teste prático para as congressistas, onde cada uma entrou em contato com qual tipo de linguagem é mais predominante em seu gosto pessoal.

A para abordar com profundidade a técnica fotográfica, o fotógrafo William Espósito trouxe a palestra “Como criar uma iluminação perfeita em ensaios de recém-nascidos”. William trouxe o conhecimento sobre a iluminação de estúdio dentro da fotografia de newborn, de forma que não os fotógrafos não dependam apenas da iluminação natural. Pois como brincou William, “passou uma nuvem, já era”.

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

Espósito explicou os acessórios que devem ser utilizados para suavizar a luz do flash de forma que pareça uma luz de janela; também falou dos cuidados em relação a sensibilidade do bebê à luz.

“Quem está começando, não venda seu trabalho por pouco, faça de graça. Até que você tenha habilidade suficiente para poder cobrar”, orientou o fotógrafo aos iniciantes neste ramo, explicando que uma vez que se cobre pouco, dificilmente se conseguira cobrar um preço maior.

Para além dos diversos acessórios existentes, William explicou como cria a iluminação hoje em dia, rebatendo o flash em uma parede branca, e utilizando esta luz que reflete para iluminar o bebê de forma suave. William demostrou várias técnicas ao vivo utilizando também o rebatedor, explicando formas de resolver a luz em situações diferentes.

A última palestra do primeiro dia trouxe a fotografia das mamães com “Ensaios de gestantes em estúdio: fidelizando clientes para o futuro”, com a fotógrafa Mari Righez. Mari explicou o que é a fidelização, como é o processo de fidelizar a cliente, o que é importante neste processo, e como lidar com cada tipo de cliente na fotografia de gestantes.

“Eu registro o milagre na vida das mamães”, emocionou-se a fotógrafa contanto sua trajetória na fotografia de gestantes.

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

A fotógrafa orientou sobre as perguntas que é preciso realizar para que se entenda o cliente, identificando as necessidades e expectativas para definir seu público alvo. “Por que o cliente vem até mim? Por que ele viaja às vezes sete, oito, nove horas para fazer foto comigo no meu estúdio?”, Mari exemplificou com perguntas a importância de conhecer cada cliente e também todo o processo da venda, passando pelo bom tratamento e boa comunicação com os clientes.

“Escutando seu cliente você resolve seu problema muitas vezes”, alertou Mari Righez.

Segundo dia

A fotógrafa Vanessa Atalla abriu o segundo dia com a palestra “Ensaios newborn lifestyle: os segredos para fotografar na casa do cliente”. Ela contou como tudo começou, quando na época nem se falava em “lifestyle” e apenas sugeria para os clientes que fotografia na casa deles, usando as roupinhas do bebê e o quarto que os pais prepararam para a criança com tanto carinho. Dessa forma, atingia o objetivo de contar a história única daquela família e daquele bebê. “Na fotografia lifestyle a gente não busca a pose perfeita, a gente busca o momento perfeito”.

“Eu gosto muito de brincar com meus clientes. O meu objetivo é arrancar sorrisos”, disse Vanessa Atalla.

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

Vanessa falou sobre as possibilidades de usar técnicas da fotografia documental no ensaio lifestyle, fotografando cenas do dia a dia da família como o banho do bebê, momentos que podem trazer imagens incríveis e únicas de cada família. A fotógrafa também falou da importância de ter uma identidade visual consistente, pensar em cada detalhe na hora da entrega do material, de forma que também esta experiência seja agradável.


Em seguida, a fotógrafa Gilliane Dolatta trouxe a palestra “Montagem de Poses e transições de recém-nascidos” para tirar as muitas dúvidas de como são feitas as poses com segurança e qual sequência é mais lógica para trabalhar com o bebê. Gilliane mostrou, a partir de cada pose, os ângulos que podem ser explorados e também segredos sobre o que os pais mais gostam nos ensaios.

“Lembrando que a gente não pode chegar no limite do bebê, por favor”, explicou Gilliane Dolatta sobre os cuidados do posicionamento de recém-nascidos.

Foto: Lenon Cesar
Foto: Lenon Cesar
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Alex Hoppe

Em sua palestra, a fotógrafa explorou de forma didática as transições através de um vídeo completo gravado em um de seus ensaios. A cada transição, Gilliane explicava detalhes daquele movimento, sempre feito com segurança, como o posicionamento de mãos e pés, entre outros; também o uso e troca de acessórios, elucidando assim muitas das dúvidas sobre as poses do bebê.

As emoções do parto chegaram na terceira palestra do dia, com “Descobrindo a fotografia de parto”, palestra da fotógrafa Bárbara Aviz. Ela contou cada detalhe da fotografia de parto, com todos os cuidados que o fotógrafo deve ter neste momento tão delicado e como deixar os pais confortáveis com a presença do fotógrafo.

“Seja fiel e verdadeiro a cada momento, em cada clique”, orientou Bárbara Aviz.

Foto: Ruca Souza
Foto: Alex Hoppe
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

Bárbara falou de todo o bom relacionamento que é necessário com a maternidade e com os médicos, explicando como dialogar com os médicos de forma que haja uma colaboração mutua com o fotógrafo. Também explicou as cenas que devem ser registradas antes, durante e depois do parto. Porém, para além da lista de fotos, lembrou que os partos são imprevisíveis, por isso a necessidade de estar conectado ao momento, de ser verdadeiro a cada imagem que fizer e estar ligado a cada momento. “Cada pessoa tem uma história de vida, cada pessoa vai ter emoções diferentes”.

E para finalizar o Newborn Secrets, Mari Siqueira trouxe uma grande aula de fotografia com a palestra “Do newborn ao acompanhamento: agregando mais resultados”. Mari falou especialmente das sessões que se seguem após o newborn, o acompanhamento do crescimento da criança, e como realizar a fidelização destas clientes.

“O melhor ainda está por vir no meu ponto de vista”, falou Mari sobre continuar registrando a família após o ensaio de newborn.

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

A fotógrafa orientou sobre os intervalos de idade para fotografar o acompanhamento, explicando sua escolha de fotografar a mesma criança com 3, 6, 9 meses e 12 meses, o que mostra com clareza os marcos de evolução da criança no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.  “Eu preciso de um respiro para me inspirar de novo e para que eu consiga fazer um trabalho bacana, entregar um trabalho de qualidade para aquela família”. Durante a prática, Mari Siqueira deu uma aula incrível de fotografia de crianças, mostrando as diferenças do bebê em cada idade com 3 práticas.

A prática ao vivo do acompanhando de família com Mari Siqueira no Newborn Secrets #newbornsecrets2017 #newbornbrasil

Uma publicação compartilhada por iPhoto (@iphotoeditora) em

Atrações Especiais

Assim como na Semana da Fotografia, o Newborn Secrets contou com participações especiais nos chamados How To Do, pocket palestras de 15 minutos durante os intervalos. A especialista em tratamento de imagem Beatriz Moraes trouxe dicas preciosas sobre o tratamento de fotos de newborn, falando sobre cuidados na hora de tratar a pele do bebê e mostrando na prática como fazer algumas modificações. O fotógrafo e advogado Felipe Ferreira subiu ao palco para falar sobre os detalhes jurídicos na hora de fotografar dentro da maternidade, tirando dúvidas da plateia.

iphoto-newborn-secret-s-2017 (2)
Foto: Ruca Souza

iphoto-newborn-secrets-2017-felipe


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail